Depasa realiza campanha de vacinação para servidores

Em ação preventiva, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta quarta-feira, 5, uma nova campanha de vacinação para atender cem servidores da sede administrativa do Depasa, em Rio Branco.

Só nesse primeiro dia, foram disponibilizadas 500 doses de vacinas contra H1N1, tétano, febre amarela, hepatite B e vacina tríplice viral. Duane Ferreira, técnica administrativa no Depasa da capital, afirma que “não é fácil encontrar tempo para ir às unidades de saúde, e as campanhas, na maioria das vezes são voltadas a públicos específicos”.

Com a carteira de vacinação em dia, a bióloga Raimunda Souza reforçou a dose da vacina antitetânica: “Trabalhamos no laboratório e é bem importante estarmos protegidos contra o tétano”.

Em ação preventiva, Depasa em parceria com o Sesi e a Semsa realiza vacinação para servidores Foto: Assessoria Depasa

Para receber a vacina, o trabalhador deve apresentar a carteira de vacinação. A imunização é realizada após a triagem feita pela equipe responsável pela vacinação. O engenheiro sanitarista Clávio Momo recebeu reforço das vacinas contra gripe e sarampo:  “Às vezes não somos muito assíduos às campanhas. Então, a vacinação na empresa é uma oportunidade que a gente não pode perder”, disse.

Coordenada pelas equipes de Recursos Humanos e Segurança no Trabalho do Depasa,  a campanha também será realizada nas  unidades do interior. No próximo dia 10, a vacinação será realizada para servidores do Depasa no Bujari e Senador Guiomard. No dia 11, a campanha estará na sede nas unidades de Porto Acre e Vila do V. Serão, ao todo, mil doses de vacinas para a imunização dos servidores da capital e dos municípios.

O diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão, mencionou a importância de realizar ações preventivas como essa: “O zelo com a saúde do servidor é fundamental para que possamos garantir um ambiente de trabalho seguro para todas as pessoas. Estamos zelando por todos que, diariamente, trabalham  para garantir a prestação dos nossos serviços à população”.

Orientação

A enfermeira Maria José Souza enfatizou a importância da imunização para os trabalhadores. Um ação que já faz parte da rotina do Sesi, que está sempre presente nas empresas com ações de imunização, orientando sobre a prevenção de acidentes, e esse ano, também, com a realização de testes para Covid-19, por meio da testagem capilar”.

Durante a campanha, trabalhadores recebem orientações sobre imunização Foto Assessoria Depasa

Ainda durante a campanha, os trabalhadores recebem orientação sobre como manter o cuidado com a saúde e imunização. Maria José lembra que as vacinas têm efeitos benéficos, mas a imunização requer atenção, uma vez que, ao ser vacinada, a pessoa recebe vírus ou bactérias atenuadas ou inativadas: “Temos o cuidado de fazer a triagem, para evitar que as pessoas recebam a vacinação indevida, e isso é feito com a verificação da carteira de vacinação e conversa com os pacientes”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter