Mais de 620 famílias que residem no Loteamento Praia do Amapá foram beneficiadas pelo governo do Estado com serviços de infraestrutura, como drenagem, pavimentação, esgotamento sanitário e sistema de distribuição de água.
Nesta semana, a rede de abastecimento da comunidade ganhou o reforço de uma adutora de 200 milímetros de diâmetro instalada em 1.500 metros da Avenida Praia do Amapá até a interligação da rede que passa na Via Verde.
Após a conclusão das etapas de reestruturação do solo, a instalação da tubulação e os testes de distribuição de água, equipes compostas por técnicos de manutenção e agentes sociais do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) promovem ações itinerantes referentes às intervenções.
“Os moradores aqui sonhavam com esses investimentos, e o governo Tião Viana proporcionou todas as condições para modificar a realidade desta população. Nesta nova etapa, após as obras, vamos dialogar com os moradores e consolidar com sucesso estas ações”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, que constantemente acompanha as frentes de serviços.
O investimento proporciona uma melhora na distribuição de água na região, além de reforçar o fluxo de abastecimento para os bairros adjacentes. Há quinze anos residindo nessa regional, Maria Helena Rodrigues avalia como positivo o trabalho realizado pela gestão estadual e comemora a chegada da água tratada em casa.
“Um benefício que muda nossa realidade. Eu já aproveitei e enchi as caixas d’água, baldeei a casa e a taberna onde vendo os salgados e refrigerantes, enfim, ficou tudo limpo e arrumado. Fico feliz demais com essa bênção”, disse a mulher.
Outra área que sente o impacto direto das obras de abastecimento é o setor comercial, principalmente de pequenos negócios ligados à produção e fabricação de gêneros alimentícios, como relata o padeiro Wilian Silva.
“A chegada da água distribuída pelo Depasa facilitou nossa vida, pois vamos deixar de comprar água de carros-pipas. Aqui na panificadora estávamos gastando mais de 200 reais por mês. Agora iremos recuperar o dinheiro dessas despesas”, afirma Silva.
Os agentes técnicos da autarquia continuam nos próximos dias no Loteamento Praia do Amapá promovendo as visitas domiciliares, os testes na rede de água e efetuando manutenções nas encanações e cavaletes.
“Gostei da iniciativa, das informações passadas pela equipe e principalmente por poder usufruir esta água. Daqui em diante, é não desperdiçar e economizar”, ressalva Antônio Sales, morador da comunidade.