Depasa lança programa de modernização e de parcelamento de débitos

“A água é a pauta mais importante para o século 21”, comentam os responsáveis pela empresa no Vale do Juruá  (Foto: Onofre Brito/Secom)
“A água é a pauta mais importante para o século 21”, comentam os responsáveis pela empresa no Vale do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

Em busca da sustentabilidade financeira, com o objetivo de ampliar e melhorar o fornecimento de água em todo o estado, o Departamento de Água e Saneamento (Depasa) iniciou uma ação denominada Programa de Atenção ao Consumidor com o slogan: “Dê valor à água. Poupe e pague sua conta”. Para isso, foi lançado um pacote de ações que visam a modernização e reestruturação da política de arrecadação.

Segundo explica o coordenador regional da autarquia no Juruá, José Maria Freitas, nos próximos três meses todos os escritórios no Estado estarão abertos aos usuários para que negociem seus débitos, que poderão ser pagos à vista ou parcelados em até 20 vezes, inclusive aqueles em cobrança judicial. Todos que aderirem ao programa de parcelamento terão decréscimos aplicados sobre os encargos moratórios, multas e correção monetária.

O programa prevê ainda outras facilidades para os usuários, como utilizar o débito automático por meio do Banco do Brasil e o uso do serviço 0800 pelo telefone 3322-1707 (no Juruá) para que as pessoas possam fazer suas reclamações, visando minimizar o desperdício de água.

Segundo Freitas, há também uma correção tarifária: antes os preços eram de R$ 10, R$ 12 ou R$ 17, e agora foi colocada uma média de R$ 14 por dez metros cúbicos, ou seja, dez mil litros de água. As casas que já estão hidrometradas (cerca de 55% em Cruzeiro do Sul) pagam R$ 1,40 por metro cúbico. “Uma das mais baratas do Brasil”, garante o coordenador.

Também haverá uma atualização cadastral, de forma que as pessoas possam utilizar o CPF ou número da matrícula da unidade consumidora para tirar a conta pela internet.

ETA

Alguns bairros de Cruzeiro do Sul são abastecidos por poços artesianos e reservatórios e têm água 24 horas por dia; outros são abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (antiga Sanacre), com água de três em três dias.

O objetivo com o programa é tornar a empresa sustentável, segundo salienta o gerente da empresa em Cruzeiro do Sul, Gelmires Lima, pois o que é arrecadado não paga nem o material químico utilizado no tratamento da água.

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