Depasa inicia perfuração de poços do Aquífero Rio Branco

Aquífero abastecerá Cidade do Povo e bairros do entorno (Foto: Pedro Devani/Secom)
Aquífero abastecerá Cidade do Povo e bairros do entorno (Foto: Pedro Devani/Secom)

Iniciou neste sábado, 14, a perfuração de 17 poços do Aquífero Rio Branco. A obra orçada em R$ 8,2 milhões beneficiará inicialmente os empreendimentos e residências da Cidade do Povo. Os poços têm uma vazão estimada de 510 metros cúbicos por hora, produção capaz de atender 62 mil pessoas.

A água captada dos poços será transportada até a área do Centro de Reservação do Loteamento Santo Afonso, para que seja tratada e posteriormente levada para os reservatórios da Cidade do Povo e de lá seguirá para a distribuição a partir das redes de abastecimento.

Segundo Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), a água extraída do Aquífero será muito mais barata, que a captada do Rio Acre. “Cada mil litros de água que tratamos nas nossas estações de tratamento custa R$ 1,50. Já a água que vamos extrair do aquífero custará apenas 30 centavos para tratá-la”.

O prazo para a conclusão da obra é de seis meses e estão incluídos no contrato, além das perfurações dos poços, os serviços elétricos, monitoramento telemétrico, sistema de vídeo segurança, adutora de água bruta e abrigos para os poços, a fim de garantir o abastecimento com qualidade e segurança.

Magalhães lembra ainda que todo o processo legal, incluindo licenças e licitações, já foi finalizado. O aquífero Rio Branco tem cerca de 120 quilômetros quadrados e ocupa grande parte do Segundo Distrito. Estudos feitos por geólogos, em parceria com colaboradores do Depasa e Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), indicam que o aquífero tem capacidade de abastecer uma cidade com até 800 mil habitantes, desde que o produto seja manejado corretamente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter