Mesmo com o intenso período de estiagem e os desafios implicados para executar os serviços de abastecimento, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), segue investindo em ações que amplie a distribuição de água em Rio Branco.
Nesse sentido, foi implantada a infraestrutura inicial para o funcionamento da rede de abastecimento do conjunto Novo Cruzeiro, localizado no início da estrada de Porto Acre, AC-10.
“Serviços de escavações, implantação de tubos e conexões, instalação de hidrômetros, além de ações experimentais para observar a eficiência do sistema, compõem a etapa dos investimentos nesta comunidade”, relata o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
O gestor informa que foram feitos mais de 1,8 mil metros em tubulações, interligando rede que abastece a região alta da cidade a mais de 150 residências da localidade, além de reforçar o abastecimento do Centro Socioeducativo Aquiry, que fica nas proximidades do conjunto.
“O grande anseio dos moradores era ter o acesso à água, pois ter esse recurso natural em casa era algo que entrava no orçamento familiar, em decorrência de o local não ser propício para perfuração de poços. Porém, com o esforço da nossa equipe e o apoio do Estado, estamos garantindo esse benefício à comunidade”, declara Edvaldo Magalhães.
O conjunto Novo Cruzeiro foi formado em 2012, após a articulação entre moradores e o poder público para ocupação da terra, fato relembrado pela moradora Elizabete Santos, que ressalta a força dessas conquistas. “Quando obtivemos o direito à moradia, foi uma celebração. E com a chegada da água, não seria diferente: foi uma gritaria de felicidade, chamamos os vizinhos, fomos para a rua, compartilhamos baldes, água, ou seja, foi algo emocionante”, relata.
Natural do Ceará, o autônomo José Armando, que mora com a filha e a esposa na comunidade, fala da gratidão de ter acesso à água tratada. “Uma das felicidades é a gente poder morar em um local onde há água tratada, e aqui no Novo Cruzeiro estão me proporcionando isso. Já tenho até planos de trazer o restante da família para morar aqui”, declara.