Depasa faz orientações para garantir pleno funcionamento do sistema de esgoto

Com a chegada do período de chuvas, há a necessidade de redobrar o cuidado quanto à utilização da rede de esgoto. Com o objetivo de garantir o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de Rio Branco, o Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) chama a atenção sobre a importância de não destinar águas pluviais (de chuvas) ou resíduos sólidos às redes coletoras.

No período de chuva, o fluxo de esgoto na rede é maior devido a ligações indevidas, que despejam água de chuva na rede de esgoto, bem como a destinação de resíduos sólidos às redes de esgoto.

Pelo menos 90% dos serviços de desobstrução de esgoto estão relacionados ao mal uso do sistema. “A destinação da água da chuva à rede de esgotamento sanitário acaba por subdimensionar o sistema, que não foi feito para receber águas pluviais. Com sistema sobrecarregado, o esgoto acaba transbordando na via pública ou retornando para dentro da residência”, ressalta o coordenador da Divisão de Esgotamento Sanitário do Depasa, Antônio Eduardo.

Depasa alerta sobre cuidados com a rede coletora de esgoto no período de chuvas Foto: Assessoria Depasa

Com o objetivo de reduzir as ocorrências, a Divisão de Esgotamento Sanitário do Depasa realiza manutenções preventivas e atende demandas encaminhadas pela população. Só neste mês de outubro, em apenas duas operações, foram retirados mais de 300 quilos de lixo da rede coletora de esgoto de Rio Branco. Entre os resíduos retirados das tubulações havia garrafas pet, sacos plásticos, pedaços de madeira.

Como forma de sensibilizar a população, o Depasa, por meio dos canais de comunicação e do trabalho de campo leva informações, orienta e esclarece a população sobre uso da rede coletora e da rede de drenagem, que têm finalidades distintas. “Contamos sempre com o apoio da população, que colabora informando onde há necessidade de intervenções”, informa o diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão.

A rede coletora de esgotamento sanitário do Depasa é responsável por recolher o esgoto das residências e transportá-lo até a estação de tratamento. Dimensionada somente para esse fim, a rede coletora de esgoto deve receber apenas águas servidas (da pia, do banheiro, do tanque ou máquina de lavar).  A rede de drenagem, que é de responsabilidade das prefeituras municipais, deve ser utilizada exclusivamente para escoamento de água da chuva.

Cuidados importantes

Não jogar lixo na rua nem na rede de esgoto

Não jogar óleo de cozinha nem restos de comida na pia

Não direcionar água de chuva no sistema de esgotamento sanitário

Não direcionar água de chuva

Não direcionar areia para tubulação de esgoto

Não levantar a tampa dos poços de visita

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter