Os serviços de manutenção e limpeza nos tanques de areia e sedimentação da Captação da ETA II e da interligação da rede de distribuição do loteamento Moreno Maia ao sistema principal do Calafate foram iniciados nesta sexta-feira, 27, às 11 horas. Em função disto, 42 bairros da região do Portal da Amazônia e Floresta tiveram o abastecimento suspenso. A partir das 20 horas o sistema voltará ao normal, de forma gradativa.
O procedimento de limpeza é simples: os equipamentos utilizados para a retirada da areia acumulada são um PC (escavadeira) e uma draga (bomba) para limpeza profunda. A intenção é retirar cerca de 1.500 metros cúbicos de areia de cada um dos quatro tanques da estação. A limpeza dos desarenadores de captação e decantadores da ETA II é feita anualmente, sempre no verão amazônico.
Para o diretor-técnico do Depasa Rio Branco, Oscar Reis, a manutenção é necessária, pois garante melhor qualidade da água pública. “A limpeza evita o acúmulo de areia na Estação de Tratamento. A manutenção é feita de forma rápida e dinâmica para não causar maiores danos”, frisou. O diretor também informou que, caso haja a necessidade de uma continuação da limpeza, outra data será marcada.