Os municípios mais isolados do Acre como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão e Santa Rosa do Purus estão exigindo do Depasa uma logística diferente para execução do programa Ruas do Povo, e nessa empreitada a parceria com o Deracre é fundamental. Em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, o Deracre vai trabalhar toda a terraplenagem e entregar as ruas imprimadas, no ponto de receber a pavimentação em tijolos, e todas as obras complementares como guias, sarjetas e bueiros.
Para execução de sua parte nos serviços o Deracre está encaminhando uma patrulha mecanizada para Marechal Thaumaturgo, onde vai preparar dois quilômetros de ruas. O órgão ainda vai atuar na recuperação de 28 quilômetros do ramal do assentamento Amônia e na melhoria das condições de operação da pista de pouso do município. Segundo o assessor do governo, Itamar de Sá, o ramal do assentamento Amônia é importante polo produtor agrícola.
Já o Depasa está levando 870 milheiros de tijolos maciços em três viagens de balsa, operação que estará concluída no fim do mês. Dessa forma, todos os insumos e maquinário estarão disponíveis em Marechal Thaumaturgo até o fim de abril.
Segundo o diretor do Deracre em Cruzeiro do Sul, Josinaldo Batista, já foram enviados para o município uma motoniveladora, uma pá-carregadeira e um rolo compactador. Na segunda-feira, 9, iniciaram a subida do rio três caminhões truck basculante, uma retroescavadeira, um trator agrícola com grade, dois tratores de esteira e uma motoniveladora.
Josinaldo Batista acompanhou o embarque juntamente com o assessor do governo Itamar de Sá e o coordenador do programa Ruas do Povo no Juruá, Gontran Neto. Batista explica que o maquinário e os equipamentos estão subindo com antecedência para garantir que chegarão antes que as águas baixem. De maio em diante, logo no início da estiagem, começa o trabalho em duas frentes, nas ruas e nos ramais.
O coordenador do programa Ruas do Povo conta que os dois quilômetros de rua a serem pavimentadas em Marechal Thaumaturgo representam quase a totalidade das ruas da cidade. “A expectativa da população é muito grande, afinal, farão jus a um direito fundamental que é o de ir e vir”, disse.