Depasa e Defesa Civil concluem ações da Operação Carro-Pipa

Os efeitos da extrema estiagem de 2016 impactaram as cidades de Rio Branco, Porto Acre, Acrelândia e Brasileia, que enfrentaram dificuldades referentes ao sistema de abastecimento, devido ao baixo volume de água de seus mananciais e reservatórios.

Nesse sentido, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e a Defesa Civil Estadual receberão o apoio da Operação Carro-Pipa, convênio articulado pelo Ministério da Integração após o decreto de situação de emergência assinado em julho do ano passado pelo governador Tião Viana.

Carros-pipa disponibilizados pela Defesa Civil Nacional auxiliaram o abastecimento (Foto Cedida)

“Cerca de cinco mil famílias de diversas regiões desses municípios foram atendidas por 17 carros-pipa, que reforçaram o acesso à água potável a essa população durante os seis últimos meses do ano passado”, destaca o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista.

Uma das consequências para esse período de seca foi o fato de muitos poços domiciliares terem secado, algo que gerou dificuldades para os moradores que dependem dessas fontes.

“Outro momento emergencial  foi à queda na lâmina de água dos reservatórios de Acrelândia e de Porto Acre. Contudo, os técnicos da instituição atuaram rapidamente com estratégias para manter o abastecimento, e a Operação Carro-Pipa somou a esses trabalhos”, relata o diretor de abastecimento do Depasa, David Bussons.

A ação também contou com a parceria dos líderes comunitários, que auxiliaram na detecção dos locais que precisavam de água potável.

“Os abastecimentos eram feitos diretamente nas casas dos moradores, e os demais pontos prioritários eram observados pelos técnicos do Depasa e dialogados com a comunidade”, comenta o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Praia do Amapá, Carlos Nascimento.

Com o encerramento do convênio, a acentuação do período de chuva e a recuperação dos mananciais, a autarquia segue com as ações de monitoramento e realização de campanhas contra o desperdício, além de organizar o cronograma para os serviços de ampliação das rede de distribuição de água.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter