Depasa apresenta plano de ação a representantes das associações de bairro de várias regionais

A diretoria do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) reuniu-se nesta quarta-feira, 30, no auditório da Sefaz, com representantes das associações de moradores dos bairros de Rio Branco para acolher demandas e falar sobre plano de ação para garantir o pleno funcionamento do sistema de distribuição de água e saneamento na capital.

Ao abrir o encontro, o diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves, falou sobre a situação que encontrou ao assumir a presidência da concessionária do estado, as medidas adotadas para sanear contas de gestões anteriores e planos de investimentos para o setor. “Garantir o abastecimento de água na capital é interior é nossa prioridade”, disse Zenil Chaves.

Ainda durante o encontro, os presidentes de bairros das várias regionais tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar demandas mais urgentes. Embora as melhorias já realizadas como redução do índice de desperdício na rede de distribuição, recuperação de bombas para garantir o abastecimento, mesmo no período de estiagem e manutenção regular da rede coletora de esgoto, há ainda muito a ser feito.

Durante a reunião, presidentes de bairro esclareceram dúvidas e apresentaram demandas mais urgentes Foto: Assessoria Depasa

Um dos desafios é a conclusão do sistema de esgoto, que hoje conta com uma ampla rede, mas ainda sem interligação para transportar o esgoto para onde deve ir, a estação de tratamento de esgoto. O resultado é esgoto transbordando no meio da rua ou retornando para a casa das pessoas.

“Temos 8o% do esgoto implantado, mas com um sistema sem funcionalidade”, lembrou Zenil Chaves, ao informar sobre projetos já em andamento “Temos boa notícia, principalmente no Ministério do Meio Ambiente, que por meio da articulação do gabinete do senador Márcio Bittar e da deputada Vanda Milani e Governo do Estado por meio Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vai viabilizar a revitalização do igarapé São Francisco o que também trará benefícios para o saneamento de Rio Branco.  Temos ainda 22 milhões de emendas de bancada para investimentos em esgotamento sanitário. Acreditamos que a partir do ano que vem teremos mais de R$ 100 milhões para investir, o que vai garantir um grande avanço na resolução dos problemas de saneamento da capital”, concluiu  o presidente  do Depasa .

Para o presidente da União Municipal das Associações e Moradores de Rio Branco (UMAMRB), Oséias Silva, considerou o encontro positivo. “Há muitos gargalos para serem resolvidos e muito trabalho pela frente, o que a gente espera é que os diálogos permaneçam e assim a gente possa ir mantendo a população informada sobre as situações que acontecem, ao mesmo tempo em que agradecemos a recepção em nos atender para buscar melhorias para a cidade de Rio Branco”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter