Departamento Penitenciário Nacional avalia ações educacionais no Acre

Diretora de Políticas Penitenciárias destaca boas iniciativas do Estado (Foto: Celis Fabrícia)
Diretora de Políticas Penitenciárias destaca boas iniciativas do Estado (Foto: Celis Fabrícia)

Representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça estão no Acre para conhecer a realidade local e apresentar propostas.

Nesta quarta-feira, 12, a equipe esteve na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) para avaliar as ações educacionais desenvolvidas para pessoas que cumprem medidas nos estabelecimentos prisionais. “Averiguamos boas iniciativas no Estado”, salientou Valdirente Daufemback, diretora de Políticas Penitenciárias.

Implementação de políticas públicas no sistema prisional e proposta de ações de apoio do governo federal frente a essa realidade local, que possui especificidades de acesso, foram fatores observados.

A ampliação da infraestrutura também foi discutida. “E o que analisamos é a possibilidade de ampliar a oferta e diversidade, podendo trabalhar outras ações como remissão pela leitura e ensino técnico profissionalizante”, pontuou Daufemback.

As articulações com o governo federal devem permitir a ampliação da oferta de educação (Foto: Celis Fabrícia)
As articulações com o governo federal devem permitir a ampliação da oferta de educação (Foto: Celis Fabrícia)

O encontro teve a participação do secretário Adjunto de Educação, Alberto Nunes, da coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Fernanda Nóbrega, e do diretor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Martin Hessel e equipes.

A meta é ampliar a oferta da educação no Acre de 530 para 1.000 alunos atendidos ainda este ano. “Há um consenso com o Iapen para a oferta de cursos profissionalizantes aos alunos que concluíram o ensino fundamental e estão cursando o ensino médio”, destacou Fernanda Nóbrega, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEE.

A agenda do Depen no Acre teve início na terça-feira, 11, quando acompanharam a formatura do Projovem na capital acreana.

Ainda na terça-feira, foram recebidos pelo governador Tião Viana e encerram os compromissos no Estado com visitas ao Iapen e órgãos do Judiciário acreano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter