A cidade de Cobija (BO), na fronteira com os municípios de Epitaciolândia e Brasileia, sediou na tarde desta quinta-feira, 21, uma reunião de trabalho envolvendo delegações dos governos do Acre, Pando e Madre de Dios. A agenda trinacional teve como pauta o fortalecimento do Corredor Interoceânico e a consolidação da integração comercial entre o Acre e a Bolívia.
O encontro ocorreu no auditório do Hospital de Tercer Nivel Hernán Messutti. Contou com a presença do governador de Pando, Regis Germán Richter; a prefeita de Cobija, Ana Lucía Reis Melena; a representante da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA Sul), Carina Blanco; e o representante da Câmara de Comércio Exterior de Madre de Dios, Orestes Quino Tica. O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, representou o estado do Acre.
Mesquita apresentou a agenda de negócios internacionais aprovada pela Câmara Técnica de Comércio Exterior – órgão ligado ao Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento – e o projeto de fortalecimento do Corredor Interoceânico, destacando o papel de inserção geoeconômica do Acre.
“A convite do governador de Pando, vimos construir novas estratégias para a integração econômica entre Acre e Bolívia. Um grupo de trabalho vai se reunir com o objetivo de consolidar uma zona de integração fronteiriça incluindo o Peru, destinada a facilitar a economia, o turismo e a cultura entre os três países, com vistas, principalmente, na melhor exploração do nosso modal terrestre e também na integração aérea entre as regiões”, informou Mesquita.
O governador de Pando, Regis Germán Richter, lembrou o encontro com o governador do Acre, Gladson Cameli, em Cuzco, em outubro de 2022, quando os gestores firmaram acordo para estreitar as relações comerciais e turísticas entre os países. Para Richter, o grande desafio é estabelecer uma rota entre a maior floresta tropical do planeta e a mais extensa cadeia de montanhas da Terra.
“Hoje estamos marcando uma agenda de trabalho para agilizar o que já foi proposto e buscar os resultados positivos desta integração. Agradecemos a abertura que tem o governador Gladson Cameli em aceitar a participação do estado de Pando nesse fortalecimento de toda a região amazônica. Estamos muito esperançosos”, disse Richter.
O representante da Câmara de Comércio Exterior de Madre de Dios, Orestes Quino Tica, afirmou que a função política dos governadores dos três países é a de flexibilizar as exportações e importações pela interoceânica. Ele lembrou que essa rotina de comércio atualmente utiliza rotas da Argentina e do Chile com acréscimo de mais de 2 mil quilômetros.
“Precisamos fortalecer o nosso corredor, principalmente a partir da expectativa gerada com a inauguração do Porto de Chancay. Não podemos deixar Pando de fora. Temos o corredor até São Lourenço que pode ajudar os bolivianos. Além de legalizar este comércio entre os países, dentro dessa proposta está o fim do contrabando”, analisou Orestes.
O diretor de Assuntos Aduaneiros da ZPE, Marcos Moraes; o membro da Câmara Técnica de Comércio Exterior, Alejandro Salinas; e a empresária Anerys Salazar participaram da reunião e devem fazer parte do grupo de trabalho (GT) criado para elaborar processos de desburocratização, acompanhamento, avaliação e seguimento dos planos, programas e projetos orientados para o desenvolvimento sustentável da região de fronteira. “O objetivo, além de intercâmbio comercial e turístico, é garantir a presença do estado neste corredor que passa por municípios, províncias e distritos no âmbito da Zona de Integração Fronteiriça”, destacou Moraes.
Agenda trinacional – O Comitê MAP, criado com a participação de representantes do Acre, Madre de Dios e Pando, vai organizar um encontro entre os governadores das regiões, incluindo o estado de Rondônia, que tem sido um parceiro na promoção do Corredor Interoceânico, para assinalar o ponto de partida da agenda trinacional.
Uma feira com produtos dos três países deve ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano. De acordo com pesquisa da IIRSA Sul, o PIB desses três estados centrais do corredor da BR-364 soma atualmente R$ 266 bilhões em moeda corrente.