Denúncias telefônicas de crimes podem ser realizadas pelos números 181 e 197

Para realizar qualquer tipo de denúncia relacionada ao crime, o governo do Estado, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), implantou em fevereiro deste ano dois novos números no Disque Denúncia: 181 e 197, que aceitam informações de anônimos. No entanto, apesar da importância do serviço, o meio ainda é pouco utilizado.

Os atendimentos são realizados todos os dias da semana, ininterruptamente. De acordo com o coordenador-geral do Ciosp e delegado da Polícia Civil José Henrique Maciel, é importante que as pessoas façam denúncias para combater a violência e a criminalidade. “A grande maioria das ligações que recebemos está relacionada à questão das drogas. Também recebemos informações sobre vendas de entorpecentes, pessoas foragidas, prostituição de adolescentes e maus-tratos aos idosos, entre outros”, relata.

A denúncia é analisada pelo Departamento de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e, posteriormente, encaminhada para a Polícia Civil ou Militar, dependendo da situação.

Atualmente, os números 181 e 197 registram de 15 a 200 denúncias por dia, informa Henrique Maciel. O coordenador salienta que todas as ligações são mantidas em sigilo total, a fim de preservar a integridade do denunciante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter