Os servidores da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) aderiram, nesta segunda-feira, 9, à campanha do governo Secretarias Unidas Contra a Dengue, iniciativa que faz parte da operação Guerra Contra a Dengue. Eles participaram de palestra educativa com técnicos da Secretaria de Saúde do Estado.
As palestras têm como objetivo esclarecer os servidores sobre a prevenção, o tratamento e as consequências da dengue, impedindo que a doença se torne uma epidemia em 2012. Além isso, pretende-se formar agentes voluntários para o combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Na oportunidade os servidores da SGA puderam tirar suas dúvidas, acrescentar informações que podem ajudar no combate. Durante o encontro, a coordenadora do Setor de Doenças e Agravos não transmissíveis/violência da Sesacre, Disneide Lopes, apresentou dados estatísticos sobre a infestação da doença nos últimos três anos. Os números mostram que a capital do Estado concentra 90% dos casos notificados. Para mudar essa realidade, em janeiro de 2011 teve início uma força tarefa realizada em quatro etapas, que foram: o recolhimento do entulho, a contratação e capacitação de agentes de endemias, a mobilização e capacitação nas escolas, e nova fase do recolhimento de entulhos.
O resultado foi uma redução de 94% dos casos da doença em um ano de trabalho. É com esse objetivo que a Secretária de Gestão Administrativa, Flora Valadares, incentiva os servidores a cuidarem dos quintais de suas casas, de vizinhos ou parentes. A meta , segundo a secretária, é de que esse reforço represente, até maio de 2012, uma redução de 80% na infestação residencial.
“A participação dos servidores nessa ação vai fazer toda a diferença. São mais de 40 mil em todo o estado, se cada um cuidar de seu quintal e mais dois, serão aí 120 mil residências sem foco do vetor da dengue. Em janeiro de 2011 nós estávamos com índice de infestação de 11% aproximadamente e hoje estamos com 10,8%. Nossa meta é reduzir para 2% até maio e o Governador já garantiu que nos dará três dias de feriado se isso se tornar uma realidade. Evitar que a dengue faça mais vítimas depende de todos nós, temos que trabalhar juntos”, disse.
Várias secretarias também já reuniram seus servidores para tratar do assunto, como é o caso da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Secretaria de Segurança para o Desenvolvimento Social e Fundação Elias Mansour (FEM).