Intercâmbio cultural e fortalecimento das relações econômicas bilaterais são os principais temas discutidos no Vale do Juruá
Uma delegação de 82 peruanos, composta por estudantes, empresários e políticos, desembarcou ontem em Cruzeiro do Sul, liderada pelo governador do Departamento de Ucayali, Jorge PortocarreroVelasquez. Eles vieram para dar início do lado brasileiro ao programa de intercâmbio entre as universidades de Ucayali e Ufac. A delegação peruana foi recebida pelo vice-governador Cesar Messias, pelo presidente da Assembleia Legislativa deputado Elson Santiago, pelo secretario da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Edvaldo Magalhães e pelo vice-reitor da Ufac professor Pascoal Muniz.
Um dos grandes incentivadores da integração entre Brasil e Peru, o secretario Edvaldo Magalhães disse que a chegada dos estudantes conclui a primeira etapa do processo de integração cultural entre o Acre e a região peruana de Ucayli. “Agora, precisamos fortalecer a integração física e comercial, já que há vontade de ambos os lados”, explicou. O vice-governador Cesar Messias lembrou que recentemente o governador Tiao Viana recebeu o governador Jorge Velasquez e se comprometeu em dar encaminhamento ao projeto de construção de uma ferrovia ligando Cruzeiro do Sul à fronteira peruana. Para ele, a integração estudantil é um primeiro e importante passo para o relacionamento entre peruanos e brasileiros.
O governador de Ucayali afirmou que vai apresentar ao governador Tião Viana um projeto de ferrovia sustentável com a finalidade de conseguir financiamento junto ao BNDES. Para ele, esse pode ser um importante caminho para a integração comercial entre os dois países.
Estudantes peruanos passarão por período de adaptação
Com o ano letivo já em andamento no Brasil, o grupo de estudantes peruanos vai passar por um período de adaptação e aprender o português e os costumes do Brasil e do Acre.
Pelo acordo, oito estudantes peruanos vão estudar na Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul nas áreas de Biologia, Engenharia Florestal, Enfermagem, Português e Inglês. Já em Rio Branco serão também oito vagas nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Economia.