Profissionais foram recebidos pelo governador Tião Viana nesta segunda-feira
Delegados e peritos criminais que atuam no Acre foram até a Casa Civil nesta segunda-feira, 9, para agradecer ao governador Tião Viana o apoio e a valorização que o Governo do Estado vem promovendo há 13 anos na carreira desses profissionais.
Satisfeito por receber o reconhecimento da categoria, Tião Viana observou que antes de a Frente Popular do Acre (FPA) assumir a gestão do Estado as carreiras de delegado e perito ficavam às margens das políticas de governo.
A situação tomou novos rumos quando Jorge Viana assumiu o governo e prosseguiu na gestão de Binho Marques. “Esse apoio e valorização aos profissionais não seria diferente neste governo. Essa é uma carreira pelo qual tenho muito respeito e que merece o respeito de todos nós. A carreira ganhou valorização e será fortalecida agora com a promoção de um concurso público. Estamos numa caminhada de apoio ascendente”, destacou o governador.
Dialogo aberto
A presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Acre (Adepol/AC), Denise Pinho, ressaltou que a facilidade de comunicação com a equipe do governo e com os assessores diretos de Tião Viana ajudam na resolução dos problemas e demandas que surgem. “Há casos que parecem coisas pequenas, mas eles causam desconforto para a classe. São coisas que hoje resolvemos em uma conversa e ajudam os servidores a retomar a autoestima para trabalhar e combater a violência” disse a presidente da Adepol. Denise Pinho concorda com o governador quanto ao progresso da valorização da carreira nos últimos 13 anos e garantiu que a categoria busca contribuir para a melhoria do Estado.
O presidente da Associação Acreana de Peritos Oficiais (AAPO), Ely Melo Miranda, também agradeceu o suporte que sua classe tem recebido por parte do Governo do Estado. “Queremos sempre trabalhar. O diálogo com o governo é tranquilo. A tendência é que a situação melhore cada vez mais”, pontuou Miranda.
Resoluções e investimentos
O secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, disse que os investimentos do governo ajudaram a dar maior credibilidade ao trabalho dos policiais. “Hoje a Polícia Civil tem credibilidade junto à sociedade acreana”. Sobre o apoio do governo, Farias lembrou de como funcionavam as aposentadorias de funcionários que morriam antes de completar dez anos de contribuição. “O salário que ficava para a viúva sofria decréscimo e isso causava grande desconforto para a direção. Hoje, graças à sensibilidade do Governo do Estado e do governador, conseguimos resolver essa situação com o apoio da Previdência do Estado. Agora, com três anos de contribuição, em caso de morte a viúva não fica com salário reduzido”, comemora o secretário de Polícia Civil.
Na ocasião, o governador Tião Viana lembrou que este ano a Polícia Civil receberá mais investimentos com a criação de uma delegacia especializada em homicídios e com a inclusão de unidades móveis para auxiliar no policiamento. “O que peço a vocês e as equipes da segurança pública é que continuem determinantes no trabalho de redução da violência”, complementou Viana.