A IV Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema) organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que será realizada nos dias 3 e 4 deste mês, vai contar com 163 delegados de 20 municípios acreanos. Desses, 85 são da sociedade civil, 44 do poder público e 35 do setor empresarial.
Os delegados foram escolhidos durante as 15 conferências municipais de meio ambiente e duas intermunicipais, que ocorreram nos meses de junho e julho na maioria das cidades acreanas, exceto em Acrelândia e Senador Guiomard.
Todos os delegados são membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) e do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Além dos delegados, as conferências reúnem estudantes e comunidades e contam com a presença da ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira, que já está em Rio Branco.
Durante as conferências municipais, a COE escolheu 65 propostas para serem debatidas na IV Cema, que vai tratar sobre os resíduos sólidos. Dentre as propostas podemos destacar as medidas necessárias para implantação dos aterros sanitários, os planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios, a mobilização da sociedade pela educação ambiental, a capacitação dos gestores para o gerenciamento dos resíduos sólidos e o apoio à criação de associações e cooperativas de catadores de resíduos sólidos.
Dentre os delegados, há moradores de regiões mais afastadas como Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e outras cidades. Muitos representantes são indígenas, seringueiros e ribeirinhos.