O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) tem novo coordenador-geral, o delegado de Polícia Civil Henrique Marciel, antigo coordenador administrativo. A solenidade de transmissão de cargo ocorreu na manhã desta sexta-feira, 8, no hall do subsolo do Palácio das Secretarias, e foi presidida pelo secretário de Segurança Pública, Ildo Reni Graebner.
Henrique Marciel substitui o major da Polícia Militar Almir Lopes de Souza, que ocupava a função de coordenador-geral há um ano e quatro meses.
O secretário Graebner garantiu que as mudanças já estavam previstas. “Fazem parte de um projeto de gestão que visa oportunizar um rodízio entre os coordenadores, para imprimir novos ritmos às rotinas e procedimentos, sempre com foco na melhoria do atendimento aos cidadãos.”
O secretário adjunto de Segurança Pública, Ermicio Sena, disse que a integração da segurança pública, iniciada pelo governo da Frente Popular durante a gestão de Jorge Viana, vem se consolidando nos demais que o sucederam. “O governador Tião Viana tem dito que deve se usar a tecnologia para integrar pessoas. Essa integração acontece de forma mais transparente com o Ciosp”, afirmou.
Entre as mudanças também já previstas estão a participação do Detran com baia de atendimento dentro do Ciosp, a interiorização do atendimento qualificado em alguns municípios do interior e a implantação do Disk Denúncia.
O novo coordenador-geral do Ciops garantiu prosseguir com o trabalho que vinha sendo feito pelo major Almir, mas deixou transparecer a necessidade de adequação do protocolo de atendimento, reduzindo os itens de informações solicitados pelos atendentes.
O secretário de Polícia Civil Emylson Farias, concentrou sua fala na garantia de interiorização dos serviços do Ciosp. “Esse assunto sequer chegou a ser pensado antes. É um grande avanço da segurança pública, na prestação de serviços aos cidadãos.”
Todos os gestores que integram o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), representado pelos comandantes da PM, do Bombeiro, Detran, Iapen, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública (Sesp), prestigiaram a solenidade.