Para dar maior comodidade e segurança ao cidadão, a Polícia Civil do Acre oferece atendimento virtual para registro de ocorrências de menor potencial. Essa é uma das diretrizes de atendimento e prestação dos serviços realizados pela instituição em todos os municípios do Estado, por meio da Delegacia Virtual.
O cidadão que fizer uso da ferramenta poderá acompanhar todo o processo, desde o registro da ocorrência. O objetivo é que, do início ao fim, o usuário seja atendido sem a necessidade de comparecimento a uma delegacia.
A Polícia Civil também disponibiliza o acesso ao serviço no Instagram da instituição (policiacivil_ac), onde o usuário poderá acessar de maneira rápida e fácil o link da Delegacia Virtual.
O serviço desafoga o atendimento nas delegacias, evitando aglomeração e circulação de pessoas nas unidades, especialmente durante a pandemia. “A atividade policial é essencial e o serviço não cessa, porém, os cuidados com a saúde devem ser redobrados para preservar a segurança de servidores e também do usuário, por isso o acreano deve fazer uso da delegacia virtual nas hipóteses em que for possível”, destaca o delegado-geral de Polícia Civil, Josemar Portes.
As ocorrências que podem ser registradas na Delegacia Virtual são:
– Infrações penais praticadas sem emprego de violência ou grave ameaça;
– Infrações penais definidas como de menor potencial ofensivo;
– Ilícitos cíveis ou fatos criminalmente atípicos, como extravio de documentos ou conflitos diversos.