Site foi apresentado durante a Expoacre e está disponível na Internet
Desde que foi apresentada na primeira noite da Expoacre 2010, a Delegacia Online já está em funcionamento na Internet, podendo ser acessada de qualquer lugar com acesso à rede mundial de computadores. São pelo menos nove serviços disponibilizados ao cidadão, entre eles: extravio de documentos, furtos simples, registro de desaparecimentos e localização de pessoas, além da possibilidade de se fazer denúncias anônimas ou identificadas.
A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública. De acordo com a Secretária de Segurança, Márcia Regina, a aceitação foi muito boa durante apresentação do serviço na Feira Agropecuária e a expectativa é diminuir as filas e demandas nas Delegacias. "Hoje, 50% dos registros nas delegacias é por furto ou extravio. Agora, o registro do Boletim de Ocorrência pode ser feito pela Internet, o que facilita o acesso do cidadão", explica.
No endereço eletrônico WWW.DELEGACIAONLINE.AC.GOV.BR é possível fazer B.O. de furto ou extravio de: documentos, celular, notebook, objetos; além de desaparecimento de pessoa ou localização de desaparecidos. Ao acessar um dos serviços, o cidadão deverá preencher uma ficha com as informações como número de documentos pessoais, nome completo e endereço, entre outros.
No link denúncias, o cidadão também pode comunicar fatos como: violência contra o menor, violência contra o idoso, violência contra a mulher, perturbação, consumo ou comércio de droga e crime ambiental. No mesmo portal o usuário poderá ter informações atualizadas sobre pessoas desaparecidas, bem como informar desaparecimentos.
As informações serão enviadas para um delegado que irá validar e enviar de volta para o cidadão o número do registro da ocorrência. O tempo entre envio dos dados e a validação é de até 24 horas. "A Delegacia Online é uma inovação na prestação de serviços ao público", avalia Márcia Regina.