O acre foi representado na 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas por 40 atletas dos povos Kuntanawa e Shanenawa, que estão distribuídos nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Feijó. Os jogos foram realizados entre os dias 8 e 16 deste mês, no distrito de Sucuri, em Cuiabá (MT). “Conseguimos celebrar. Deixamos lá uma boa imagem do nosso Estado. Saímos nas melhores lugares. Conseguimos ainda ser campeões na canoagem. No futebol ficamos em quarto lugar. Mas o mais importante foi fazer uma grande aliança com as outras etnias e contemplar a beleza do que é a diversidade da cultura indígena”, comemora Haru Kuntanawa, presidente da Associação Sócio-Cultural e Ambiental Kuntamanã (Ascak).
Leia mais Indígenas acreanos comemoram estreia nos Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá |
No fim da tarde desta segunda-feira, 18, a delegação acreana foi recebida pela chefe da Casa Civil, Márcia Regina, e pelos assessores de governo Gilvando Assis e Marcelo Piedrafita. O grupo relatou a participação acreana e agradeceu o apoio dado pelo governo aos povos indígenas, especialmente na questão da habitação social.
Participaram dos Jogos dos Povos Indígenas 1,6 mil atletas de 48 povos e 17 países. Em sua primeira participação na competição, a delegação acreana ficou entre as 10 melhores na classificação geral. A próxima edição do evento será em 2015, quando serão realizados também os Jogos Mundiais Indígenas, com a presença de aproximadamente 300 etnias do Brasil e também de outros países.
“Além de divulgar o Acre, a gente veio saber de que maneira o governo vai poder nos apoiar para a gente estar participando desses jogos de 2015, porque vêm muitas pessoas bem preparadas para estar disputando essa competição em sete modalidades”, diz Puruna Shanenawa, professor e representante do povo Shanenawa.
“O governo, que já trabalha em parceria com essas populações, abraçou esse projeto e vamos para o ano que vem estar trabalhando com eles para fortalecer essa questão desportiva”, conclui Márcia Regina, chefe da Casa Civil.