Delegação acreana embarca para a 5ª Conferência Nacional das Cidades

O governador Tião Viana esteve no aeroporto e cumprimentou a delegação que seguiu para Brasília (Foto: Cedida)

O governador Tião Viana esteve no aeroporto e cumprimentou a delegação que seguiu para Brasília (Foto: Cedida)

Na madrugada desta quarta-feira, 20, os 33 delegados eleitos na etapa estadual da Conferência das Cidades se deslocaram para participar da 5ª Conferência Nacional das Cidades que será realizada de 20 a 24 deste mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Na abertura, marcada para as 19h30 do dia 20, está prevista a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, governadores, prefeitos e lideranças dos movimentos sociais. O evento será presidido pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, a conferência fará um balanço dos dez anos de criação do Ministério das Cidades e apresentará quatro painéis para discutir temas relacionados ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU): Participação e Controle Social no SNDU, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; Políticas de incentivo à implantação de promoção da função social da propriedade.

A Conferência irá debater ainda as necessidades apresentadas nas etapas municipais onde cada cidade formulou em forma de propostas as principais demandas divididas em cinco eixos temáticos: trânsito, saneamento ambiental, habitação, mobilidade urbana e planejamento territorial.

A programação vai até domingo quando haverá uma plenária sobre as prioridades do Ministério das Cidades e a homologação da eleição dos novos representantes das entidades do Conselho Nacional das Cidades.

O secretário de Estado de Habitação e presidente da comissão preparatória da Conferência das Cidades no Acre, fala sobre a importância da participação popular nesse espaço democrático e participativo. “A etapa nacional da Conferência das Cidades é aguardada por todos os delegados eleitos no estado, é lá onde lutaremos para que nossas propostas sejam aceitas e que nossos anseios sejam atendidos. A união dos poderes nesse evento é de extrema importância na busca pela melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse Sousa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter