Defesa Civil Estadual monitora elevação do nível do Rio Tarauacá

Ao meio-dia deste sábado, 7, o nível do Rio Tarauacá, no município que leva o mesmo nome, atingiu a marca de 9,45 metros. Apesar de ter ultrapassado a cota de alerta, que é de 8,50 metros, e estar muito próximo do transbordamento (9,50 metros), nenhuma família está desabrigada ou desalojada.

Rio Tarauacá está próximo de alcançar a cota de transbordamento. Foto: cedida

Conforme a Defesa Civil Estadual, as fortes e concentradas chuvas registradas na região, nos últimos dias, são as responsáveis pela elevação repentina do rio que corta a quarta maior cidade do Acre.

Segundo o coordenador do órgão, coronel Otoni Miranda, além do monitoramento do manancial, a Defesa Civil Estadual tem dado suporte técnico à Prefeitura de Tarauacá.

Coronel Otoni Miranda é o atual coordenador da Defesa Civil Estadual. Foto: Neto Lucena/Secom.

“Caso seja necessário, estamos à disposição da prefeitura no preenchimento do formulário, junto a Defesa Civil Nacional, para solicitar a decretação de situação de emergência. Além disso, também podemos contribuir na articulação com os órgãos estaduais de assistência social e saúde para atender possíveis desabrigados”, explicou Miranda.

A prefeitura do município começou a mobilização para construir um abrigo público, caso a situação se agrave. Uma escola estadual deverá ser utilizada para receber a população atingida pela enchente do Rio Tarauacá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter