A Defesa Civil de Rio Branco autorizou nesta sexta-feira, 16, a retirada das últimas famílias desabrigadas pela cheia do Rio Acre e instaladas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.
Ao todo, 479 famílias ainda estão instaladas no abrigo, e com a vazante apresentada pelo rio nos últimos dias já poderão retornar para suas residências.
Todas as famílias já foram devidamente orientadas quanto ao retorno. As equipes de saúde se encaminharam para o Parque e passaram noções de higiene e os cuidados que devem ser tomados no retorno para as residências. Anúncios também foram feitos na rádio improvisada montada no abrigo, e os kits de limpeza já foram distribuídos.
“Já autorizamos a retirada dessas pessoas. As atividades recreativas estão suspensas, mas os serviços básicos como alimentação, saúde e distribuição de leite e massas estão mantidos até a saída da última família”, disse Estefânia Pontes, secretária de Assistência Social de Rio Branco.
Em função da situação de calamidade pública, todas as famílias atingidas pela cheia do Rio Acre que recebem Bolsa Família terão o pagamento do benefício adiantado para o dia 19. Já os idosos e pessoas incapazes que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) também terão o pagamento antecipado para o dia 26.
Segundo o major George, da Defesa Civil Estadual, todas as famílias devem ser retiradas até este fim de semana. A forte chuva que caiu na manhã desta sexta-feira, 16, atrapalhou um pouco o esquema de retirada, mas ele deve ser retomado o mais breve possível. Cerca de 250 homens, divididos em 32 equipes, estarão auxiliando essas pessoas a finalmente voltarem para suas casas.