Cursos profissionalizantes do Pronatec são ofertados a reeducandos de Tarauacá

A ação beneficia 20 pessoas privadas de liberdade com chance de qualificação profissional (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Ação beneficia 20 pessoas privadas de liberdade com chance de qualificação profissional (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com o objetivo de oferecer a formação técnico-profissional a reeducandos que estão cumprindo pena na unidade penitenciárias Moacir, Prado de Tarauacá, o governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), tem ofertado o Curso de Avicultor.

A qualificação faz parte do portfólio do Pronatec-Prisional, que está sendo ofertado pelo Sistema S. A iniciativa visa a ampliação dos cursos de educação profissional e tecnológica e beneficiará 20 pessoas privadas de liberdade.

Atualmente, dentro das unidades penitenciárias, existem várias atividades agrícolas, que vão desde o plantio de mudas de espécies florestais e frutíferas ao cultivo de hortaliças e à produção de mudas de plantas ornamentais.

Segundo Aberson Carvalho, diretor de Planejamento e Gestão do Iapen, as unidades deverão promover a reintegração social dos presos e o zelo pelo seu bem-estar por meio da profissionalização, educação, prestação de assistência jurídica, psicológica, social, médica, odontológica, religiosa e material.

Reeducandos são capacitados por meio das ações do Pronatec-Prisional (Foto: Cedida)
Reeducandos são capacitados por meio das ações do Pronatec-Prisional (Foto: Cedida)

“O objetivo do Iapen é proporcionar a inclusão social do apenado e egresso do sistema prisional no mercado de trabalho e na sociedade, visando reduzir os índices de reincidência criminal e da consequente reentrada no sistema prisional”, frisou.

Com a implantação das unidades de produção, pretende-se aumentar a oportunidade de trabalho para os internos com a capacitação técnica em atividades laborais no campo da agropecuária. Os internos desenvolverão o cultivo de plantas ornamentais, olericultura-exploração de hortaliças, fruticultura, agricultura, avicultura, suinocultura e compostagem – adubo orgânico.

Na unidade será construído um galpão para a criação de aves, no qual serão confinadas 200 aves, número que pode ser estendido para até 1.000.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter