Cursos profissionalizantes a distância têm início nesta segunda-feira

Têm início nesta segunda-feira, 8, as aulas dos cursos profissionalizantes na modalidade de educação a distância (EaD), ofertados pelo Governo do Estado do Acre em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a Coordenação-Geral de EaD do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, que é o órgão que possui competência para gerir e executar o ensino de qualificação profissional e técnica no estado, os alunos poderão acessar o portal eletrônico ead.ieptec.ac.gov.br a partir das 10h da manhã de segunda-feira.

Alunos devem acessar a plataforma a partir das 10h da manhã de segunda-feira Foto: Divulgação

Em um primeiro momento, será necessário que os alunos identifiquem no site o seu nome completo, conforme matrícula, na lista de candidatos selecionados que estará disposta na página.

Feito isso, contarão com as devidas instruções em um vídeo tutorial de apresentação da estrutura da plataforma e de como acessá-la das salas de aula virtual, bem como demais informações de caráter acadêmico.

Para presidente do Ieptec, a intenção é que as pessoas se capacitem e se profissionalizem sem precisar sair de casa Foto: Ascom/Ieptec

De acordo com o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, a oferta de 1.110 vagas em cursos de formação inicial e continuada (FICs), distribuídas na capital e no interior do estado, é mais uma medida do governo do Estado para reduzir os impactos causados pela crise que assola a sociedade, decorrente da pandemia da Covid-19.

“Por meio dessa articulação com o governo federal, o governo do Estado pretende capacitar e profissionalizar estudantes, trabalhadores e a sociedade em geral, sem que as pessoas precisem sair de casa para isso”, disse.

Como funcionarão as aulas

As turmas foram organizadas com até 30 alunos. As aulas serão ministradas na modalidade de educação a distância, serão gravadas e ficarão disponíveis em postagens na plataforma. Assim, o aluno poderá acessar o conteúdo a qualquer hora do dia.

A cada início de semana, um novo material será publicado no portal, desde as indicações de leituras até apresentações em PowerPoint e questionários, assim como todos os demais materiais didáticos referentes ao conteúdo que será trabalhado naquela semana.

A cada semana, um novo material didático será disponibilizado aos alunos no portal Foto: Divulgação

“Se ocorrer de o educando precisar conversar ou tirar alguma dúvida com o mediador/formador, ele deverá acessar a plataforma conforme horário do cronograma do professor”, explica Francineudo Costa.

Os cursos terão carga horária diária de três horas-aula, podendo chegar até 15horas/aula por semana.

Os cursos FICs fazem parte do cronograma educacional do Programa Novos Caminhos, que tem, dentre seus ideais, ampliar, interiorizar e democratizar a oferta de cursos, intensificando a expansão da rede de educação profissional e tecnológica no país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter