Começaram nesta quinta-feira, 12, com aula inaugural no Teatro Plácido de Castro, os cursos de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica, voltado para coordenadores pedagógicos, e de Especialização em Gestão Escolar, destinado aos diretores e vice-diretores das escolas da rede pública estadual.
Os cursos a distância, que terão 32 horas presenciais do total de 400, surgem graças às iniciativas do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As duas ofertas de cursos procuram levar aos respectivos cursistas princípios da administração pública reforçada por modelos avançados de gerenciamento das instituições públicas de ensino, qualificando devidamente gestores e coordenadores.
No Acre, o programa é coordenado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), União Nacional dos Diretores Municipais de Educação (Undime) e prefeituras municipais. Olinda Batista Assmar, reitora da Ufac, enfatiza que “os educadores, assim como a própria Educação, devem sempre buscar melhoras e novas abrangências da relação entre administração e ensino acadêmico”.
Daniel Zen, secretário de Estado de Educação e Esporte, representando o governador Tião Viana, destacou durante a aula inaugural a importância da valorização profissional dos servidores da Educação. “Investindo nos nossos educadores e gestores, contribuímos para que o desenvolvimento profissional ajude nosso Estado a elevar cada vez mais nossos indicadores educacionais, como os do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, disse.
E esse investimento é uma das principais motivações de Ricardo Gelete de Oliveira, que atua como gestor na Escola de Ensino Fundamental Madre Hildebranda da Prá e participa da Pós-Graduação de Especialização em Gestão Escolar. “Oferecer novas ideias e formas de melhorar o processo de ensino-aprendizagem é muito importante para nós, e só temos a agradecer essa iniciativa dos órgãos representantes do programa no Acre”, declarou o gestor.