Um total de 80 mulheres das comunidades de baixa renda do município de Bujari começaram a ser beneficiadas nesta segunda, 20 de junho, com oficinas de bordados básico e avançado, ofertados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), num projeto que visa fortalecer o cooperativismo, financiado por emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Longo.
O curso de bordado atende reivindicações dessas quase 100 mulheres, que procuraram a Cooperativa Paiol, cujo núcleo no Bujari é representado pelo grupo das bordadeiras. As oficinas serão ministradas em dois módulos pela cooperativa, que tem 15 anos de atuação, conta com 50 cooperados em todo o estado, desenvolvendo cursos de costura e bordado.
Com o investimento de R$ 30 mil, fruto da emenda parlamentar, será possível custear a realização de quatro oficinas de bordado à mão no município, atendendo cerca de 100 mulheres, pois além das 80 inscritas, será estendido também para algumas cooperadas.
A presidente da Cooperativa Paiol, Poliana Maia, destacou que, graças ao comprometimento do governo do Estado e da sensibilidade do parlamentar, está sendo possível retornar as atividades paralisadas desde a pandemia.
“Essa iniciativa inédita do poder público nos garantiu um novo ânimo para retornar nossas atividades e a comodidade em termos como comprar os materiais tão importantes no desenvolvimento dos trabalhos com as oficinas e confecções dos artesanatos”, frisou.
Segundo a presidente da cooperativa, os cursos formam, capacitam, tiram as mulheres das comunidades de baixa renda da ociosidade, melhoram sua autoestima com o certificado de artesãs e lhes oferecem alternativa de renda, com atividades em bordado e costura.