Curso sobre convênios de recursos internacionais ofertado pela Seplag começa na segunda

Por Aldeir Oliveira

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Capacitação do Servidor (Decap), oferece o curso Gestão, Monitoramento, Avaliação e Prestação de Contas de Convênios com recursos de fontes internacionais. A capacitação ocorre no período de 4 a 7 de abril, das 8 às 12h, no auditório da Seplag, localizado no centro da cidade.

Imagem: Divulgação Decom/Seplag

O curso, voltado para servidores do Estado, foi desenvolvido especialmente para agentes públicos que atuam nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e que são responsáveis pelo gerenciamento de projetos com fontes de recursos internacionais, buscando trazer compreensão sobre as principais etapas relacionadas à gestão, monitoramento, avaliação e prestação de contas desses projetos.

Dentre os temas abordados estão as reflexões sobre a relação entre projeto tradicional e de desenvolvimento, subprojeto, programa e plano; diferenciação de projeto e processo; conceito de gestão; ciclo de vida; processos de gerenciamento; análise de atores envolvidos; participação na elaboração e gerenciamento; elaboração do plano; gestão integrada, monitoramento e avaliação do projeto.

O curso será ministrado por Roseneide Sena, coordenadora-executiva da UCP PDSA II-Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e chefe do Departamento de Gerenciamento do Programa BID, pela Seplag. Roseneide é mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Espero que os participantes absorvam o tema, que está relacionado diretamente a uma das grandes fontes de financiamento dos nossos investimentos no Estado, que são os créditos internacionais. O tema é extremamente estratégico para os gestores e para os técnicos que estão à frente de iniciativas ou projetos que são financiados por recursos de operações de crédito internacionais”, salientou a palestrante.

Roseneide ressalta a importância da formação e destaca as singularidades de ter um curso como este sendo ofertado no Acre. “O estado do Acre, desde o início dos anos 2000, vem utilizando esse instrumento de financiamento como um dos grandes alavancadores dos projetos de políticas públicas. Pode-se dizer que o Acre, na região norte, além de ser um pioneiro nessas captações, tem um destaque muito importante frente ao seu profissionalismo diante dos organismos internacionais”, explica.

De acordo com a gestora, o Estado tem contratos e parcerias com o maior banco de desenvolvimento do mundo, que é o Banco Mundial, seguido pelo maior banco da América Latina que é o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Decap, por meio do endereço eletrônico: decap.servidor@ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter