Treinamento para gestores e profissionais de assistência social e saúde se encerra nesta quarta-feira
Reconhecendo a necessidade de estruturação e fortalecimento de uma rede de atenção nas unidades de internação e internação provisória, articulada à rede de serviços de saúde e sociais dos adolescentes em conflito com a lei, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), através da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, encerra nesta quarta-feira, 25, no auditório da Aeronáutica (em frente ao Ministério Público), o "Curso de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Privação de Liberdade". O treinamento, que começou na segunda-feira, 23, é realizado das 8 às 17 horas.
O objetivo é capacitar os profissionais das equipes das unidades socioeducativas e da rede de saúde, qualificando-os na implantação das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde do adolescente, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das estratégias do Plano Operativo Estadual (POE) de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes em Conflito com a Lei, em regime de internação e internação provisória.
Segundo a diretora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE), Maria Gerlívia Angelim, "com a realização desse curso será possível construir um Grupo de Referência Estadual para trabalhar com essa causa, realizando, assim, um debate permanente dos impasses, estratégias e transformações da Atenção à Saúde do Adolescente".
Participam da capacitação profissionais das diferentes áreas, como gestores, psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e professores que desenvolvem ações nas unidades da rede de atenção ao adolescente internado.
O curso é dividido em quatro módulos, sendo que outros encontros serão realizados nos meses de outubro, novembro e dezembro.