Curso para conselheiros gestores da saúde

Durante o curso estão sendo abordados temas como organização, política de humanização, descentralização financeira e controle social do SUS

selma_02.jpg A Secretaria de Estado de Saúde, através do Departamento de Gestão de Rede, encerra nesta quinta-feira, 11, o Curso de Atualização sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), no auditório do Centro de Capacitação do Poder Judiciário (ao lado do Departamento Estadual de Água e Saneamento – Deas), das 8 às 18 horas.

Segundo a gerente do Departamento de Gestão de Rede, Selma Neves, o curso é direcionado para os Conselheiros Gestores Estaduais e tem como objetivo a capacitação desses profissionais sobre o regimento do SUS, debatendo sobre a organização do sistema, financiamento e participação social na saúde para que eles possam otimizar suas atividades, conhecendo o limite da execução do seu trabalho".

O curso divide-se em três oficinas de três dias cada, sendo que nessa primeira participam 38 conselheiros gestores, mesclados entre capital e interior. A segunda realiza-se nos dias 23, 24 e 25, e a última nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Juruá. A carga horária é de 36 horas e será capacitado o total de 112 conselheiros em todo Estado.

Durante o curso estão sendo abordados temas como a organização do SUS, política de humanização do SUS, descentralização financeira e controle social do SUS, fazendo uma análise retrospectiva das inovações e motivando-os para a continuação da atuação com êxito. Para ministrar as palestras foram convidados o economista Carlos Henrique Silva e as enfermeiras Vânia Maria Lima e Talita Lima.

Conselhos – A escolha dos conselheiros é feita democraticamente – 50% escolhidos pela comunidade, 25 % pelos funcionários da unidade de saúde e os outros 25% de gestores do SUS. Uma das principais funções do conselho é a de promover a participação social na gestão das unidades de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter