Curso de marchetaria ajuda ex-dependentes químicos

Projeto em desenvolvido em Rio Branco é uma parceria entre as secretarias Estadual e Municipal de saúde

foto10987sd97f6.jpg
foto4so08d7f986f.jpg

Alunos do projeto Sem Drogas com Marchetaria fizeram exposição de suas obras no auditório do Hospital de Saúde Mental do Acre (Foto: Assessoria Sesacre)

Na tarde de segunda-feira, 30, os alunos do projeto Sem Drogas com Marchetaria  fizeram uma exposição de suas obras no auditório do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).

O projeto é  uma parceria entre as secretarias Estadual e Municipal e visa a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, além de formar novos profissionais em Rio Branco, como explica o Secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Leal.

“Esse projeto é uma parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde que realizou o curso por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS), para levantar a alta estima e dar uma oportunidade de trabalho aos ex-dependentes químicos, uma vez que essa modalidade de marchetaria é nova no Estado. Muitas dessas pessoas que estão em tratamento precisam de oportunidades para que após a recuperação possam ter um meio de subsistência”, destaca Osvaldo Leal.

A exposição foi aberta a familiares e aos profissionais em saúde que fazem todo o acompanhamento dos pacientes nas casas terapêuticas.

Segundo o artista plástico e marcheteiro, José dos Santos Alves, instrutor responsável por ministrar o curso, os alunos aproveitaram ao máximo todas as aulas, a prova são os belíssimos quadros que fizeram.

“O projeto é muito legal porque visa dar a essas pessoas uma profissão. O curso começou com 15 pessoas sem que houvesse desistência e atingiu 100% de aproveitamento. As aulas ocorreram no ambulatório do Hosmac com duração de 40 horas. Hoje eles apresentaram seus trabalhos e recebem o certificado de conclusão do curso”, enfatiza José Augusto.  

De acordo com o aluno e dependente químico, Ridson Pereira, 27, essa foi uma oportunidade única para ele ter uma motivação a mais no tratamento.

“Há pouco mais de oito meses parei de usar drogas, frequentava a casa de apoio arco-íris para fazer tratamento, foi quando fiz o curso e pude aprender uma profissão. Daqui para frente vou dar continuidade ao trabalho e montar uma pequena oficina em minha casa para começar a vender minhas obras”, comenta.  

Conheça a arte em Marchetaria

A arte da marchetaria consiste em envolver uma determinada área com pequenos pedaços de madeira coloridas de diferentes tipos que após cortadas, são devidamente embutidas ou coladas lado a lado, posteriormente recebendo um acabamento.
 
Como é feita?

Baseados na utilização de fragmentos de madeiras, os objetos de marchetaria são constituídos a partir da montagem e colagem de peças, sem a ajuda de pregos ou encaixes e acabamento feito com o auxílio de uma lixadeira.

Pode-se dar acabamento com verniz ou cera de carnaúba. A marchetaria consiste enfim, num trabalho artesanal de incrustação sobre uma superfície base, geralmente madeira, de pequenas outras peças de cores diferentes: conchas, pedaços de nácar, de marfim ou de osso, de tal maneira dispostos que o resultado final seja um mosaico de alto valor estético e decorativo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter