Novos Horizontes

Curso de laço promovido pelo governo do Acre incentiva geração de emprego e renda no campo

O curso de laço é uma iniciativa inédita promovida pelo governo do Estado, via Secretaria de Agricultura (Seagri), dentro da proposta de gestão de promover capacitação para incentivar a geração de emprego e renda no campo. O treinamento foi promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e realizado no último fim de semana, 16 e 17, no Ramal da União, na AC-90, zona rural de Rio Branco.

Parceria entre o governo do Estado e o Serviço Nacional de Atividade Rural (Senar) garantiu a realização do curso de laço, beneficiando trabalhadores do campo que trabalham com essa atividade, bem como em competições. Foto: cedida

Um total de 15 alunos, todos do sexo masculino, participaram do curso, que teve duração de três dias, com ênfase na aprendizagem de técnicas que não machuquem o animal e garantam a segurança do trabalhador no desempenho dessa atividade diária no campo, bem como o incentivo do esporte equestre no estado.

“A capacitação para essa atividade em doma vai ao encontro das necessidades de um setor que carece de aprendizados em novas técnicas, com vistas à melhoria na produtividade”, explicou o secretário adjunto da Seagri, Edivan Azevedo.

“O Senar, como escola técnica do homem do campo, vem desempenhando seu papel fundamental de levar conhecimento e melhorar a geração de renda. Enquanto governo, só temos a agradecer essa parceria”, disse Azevedo.

Adilson Lopes, morador da região, já trabalha com atividade de laço e avalia que o curso foi de grande importância, pois, de um modo geral, traz novos conhecimentos e melhora as técnicas no desempenho de um trabalho que já realiza.

Atividades práticas fizeram parte do cronograma do curso de laço, que se propôs o ensinamentos de técnicas que não agridem os animais e não colocam o trabalhador em risco. Foto: cedida

“Durante a competição [realizada após a conclusão do curso], já colocamos em prática as novas técnicas”, relatou Adilson.