O curso de laço é uma iniciativa inédita promovida pelo governo do Estado, via Secretaria de Agricultura (Seagri), dentro da proposta de gestão de promover capacitação para incentivar a geração de emprego e renda no campo. O treinamento foi promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e realizado no último fim de semana, 16 e 17, no Ramal da União, na AC-90, zona rural de Rio Branco.
Um total de 15 alunos, todos do sexo masculino, participaram do curso, que teve duração de três dias, com ênfase na aprendizagem de técnicas que não machuquem o animal e garantam a segurança do trabalhador no desempenho dessa atividade diária no campo, bem como o incentivo do esporte equestre no estado.
“A capacitação para essa atividade em doma vai ao encontro das necessidades de um setor que carece de aprendizados em novas técnicas, com vistas à melhoria na produtividade”, explicou o secretário adjunto da Seagri, Edivan Azevedo.
“O Senar, como escola técnica do homem do campo, vem desempenhando seu papel fundamental de levar conhecimento e melhorar a geração de renda. Enquanto governo, só temos a agradecer essa parceria”, disse Azevedo.
Adilson Lopes, morador da região, já trabalha com atividade de laço e avalia que o curso foi de grande importância, pois, de um modo geral, traz novos conhecimentos e melhora as técnicas no desempenho de um trabalho que já realiza.
“Durante a competição [realizada após a conclusão do curso], já colocamos em prática as novas técnicas”, relatou Adilson.