Curso de Especialização é oferecido para profissionais de saúde

Programa tem objetivo de propor diretrizes organizacionais e oferecer ferramentas para a organizar gestão do Trabalho no SUS

Nesta segunda-feira, 8, ocorre a aula inaugural do Curso Descentralizado de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O evento é promovido pela Sesacre e conta com o apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde e da Escola Nacional de Saúde Publica Sérgio Arouca.

De acordo com a coordenadora Estadual de Humanização, Ana Flávia Nobre, o curso tem como objetivo especializar profissionais de saúde para a gestão do trabalho e da educação na saúde, além de apoiar e orientar o desenvolvimento de habilidades e gerar competências para as ações e atividades do Sistema Único de Saúde – SUS, no Acre.

Foram selecionados para participar da especialização 35 profissionais de saúde, entre gestores e trabalhadores. O curso está dividido em três unidades de aprendizagem: trabalho de campo, com exercícios de enlace entre as unidades; seminário de apresentação das monografias; modalidade semipresencial, desenvolvendo-se com atividades que propiciem tanto a aquisição e atualização de conhecimentos, como a reflexão e o tratamento dos temas na perspectiva da gestão do trabalho e da educação na saúde.

Participam do evento o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, secretários municipais de Saúde, gerentes de departamentos e de unidades de saúde do estado, a coordenadora geral dos cursos de Programa de Estruturação e Qualificação da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (ProgeSus), Neuza Moysés, o representante da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), dentre outros.

O que é o ProgeSUS?

Programa criado pela Portaria/GM-MS Nº. 2.261, de 22 de setembro de 2006, que objetiva propor diretrizes organizacionais e oferecer ferramentas, suporte e mecanismos para a organização, a modernização e a profissionalização da gestão do Trabalho no SUS. É um programa de cooperação técnica e financeira com Estados e Municípios, voltado para o fortalecimento e qualificação das estruturas de gestão do trabalho e da educação nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter