Currículos Escolares são atualizados com Novo Acordo Ortográfico

card 5

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passou a ser obrigatório, a partir do dia 1° de janeiro. A novidade passa então a ser cobrada também nos currículos escolares. A regra altera definitivamente verbetes de sete países lusófonos, com o intuito de unificar regras do idioma.

Uma dica é buscar materiais de consulta atualizados, bem como utilizar versões recentes de corretores de texto na Internet.

A diretora de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Rúbia Cavalcante ressalta: “Está orientado nas escolas para que seja realmente cobrado em todas as disciplinas.”

O acordo foi elaborado em 1990 e está em vigor desde 2009, quando se iniciou a fase de adaptação. A reforma não atinge todos os países da mesma maneira. No Brasil, por exemplo, são duas mil palavras que serão alteradas, ou seja, 0,5% do total.

Já em Portugal, cerca de 10 mil verbetes foram atualizados. Expressões como “óptimo” e “acção” vão ser grafadas como por aqui (“ótimo” e “ação”), aproximando-se da linguagem oral comum.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter