Cúpula discute estratégia para fortalecer segurança em Sena

Na tarde desta quarta-feira, 2, na sede do Fórum Desembargador Vieira Ferreira, em Sena Madureira (145 quilômetros da capital), a cúpula de segurança pública do Estado reuniu-se com a juíza de direito Zenice Mota Cardoso e a promotora Patrícia dos Santos, para discutir a

Leia Mais

Presos de Cruzeiro do Sul recebem tornozeleiras eletrônicas

Governo capacita coordenadores dos Fóruns de Segurança Pública

Projeto de lei amplia número de vagas para agentes penitenciários

Governo lança revista Dicas de Segurança

estratégia de fortalecimento das ações de combate à criminalidade no município.

Participaram do encontro o secretário de segurança pública Ildo Reni Graebner, o secretário da Polícia Civil Emylson Farias, o comandante da Polícia Militar José Anastácio, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar coronel Pires, além dos delegados Pedro Paulo Buzolin (DRE) e Antonio Alceste (titular da regional do Purus) e o major Teles, do Detran.

O major Moncada, da PM de Sena, fez uma explanação das ações desenvolvida pela unidade no enfrentamento aos delitos. Ele destacou as apreensões, feitas nos últimos meses, de 42 armas branca e 52 armas de fogo, entre as quais pistola 9 mm (uso restrito). Também falou sobre operações como a Boemia, Arrastão, Trânsito Seguro e Festa Tranquila, todas ligadas às metas discutidas no cronograma do Estado para 2012.

A juíza Zenice Mota ressaltou sua preocupação com a sensação de segurança da sociedade, mas

juízes e promotores participaram da reunião elencada pela Sesp e MPE (Foto: Assessoria Sesp)
juízes e promotores participaram da reunião elencada pela Sesp e MPE (Foto: Assessoria Sesp)

Juízes e promotores participaram da reunião elencada pela Sesp e MPE (Foto: Assessoria Sesp)

lembrou que ainda é grande o número de presos provisórios na unidade prisional do município. Ela falou sobre a importância de fortalecer as provas nos autos, para evitar possíveis dificuldades no ato da inquirição judicial, e citou como exemplo a dificuldade do Ministério Público de sustentar uma acusação, especialmente nos casos em que envolve o tráfico de drogas.

A promotora de Justiça Patrícia dos Santos disse reconhecer o esforço do governo em combater a criminalidade. “Não podemos atribuir culpa para A ou B, mas precisamos fazer um exercício de trabalho mútuo e oferecer a resposta qualificada ao cliente da justiça e da polícia: o cidadão”, observou a promotora.

“O Estado não pode e não vai perder esse jogo”, definiu o comandante da PM, José Anastácio, referindo-se aos quatro homicídios ocorridos nos últimos trinta dias. Ele lembrou que o policiamento já foi reforçado com a vinda de forças de Rio Branco.

Emylson Farias, secretário da Polícia Civil, foi o primeiro a defender o diálogo estreito entre as instituições. Na ocasião, revelou que vai reforçar a Polícia Judiciária colocando mais um delegado para atuar em Sena Madureira.

Farias, que estava acompanhado dos delegados Antonio Alceste e Pedro Paulo Buzolin, disse que a PC está fazendo um enfretamento duro à criminalidade. “Essa é uma ação do Estado/Polícia, que não vai recuar.”

{xtypo_rounded2}
Visita ao prefeito

Em reunião com prefeito, secretário de segurança garantiu que governo manterá firmeza no combate à criminalidade (Foto: Assessoria Sesp)

Em reunião com o prefeito, secretário de Segurança garantiu que governo manterá firmeza no combate à criminalidade (Foto: Assessoria Sesp)

Depois de se reunir com juízes e promotores, a cúpula de segurança seguiu para o gabinete do prefeito Nilson Areal, que enalteceu as iniciativas das autoridades em segurança. Para Areal, muita das informações que causam sensação de insegurança estão relacionadas aos blogueiros que implantam terror na sociedade.

Anastácio prometeu que em julho, quando encerrar o curso de formação de soldados, outros policiais serão lotados em Sena Madureira. E Reni Graebner garantiu que o governo vai manter uma política firme contra o crime.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter