Cúpula de segurança defende esforço coletivo para combater violência em Tarauacá

A cúpula de segurança pública do Acre se reuniu nesta terça-feira, 4, para tratar de focos isolados na mancha criminal em Tarauacá (400 quilômetros da capital).

Participaram do evento os secretários Emylson Farias (Polícia Civil), Ildor Reni Graebner, da Segurança Pública Estadual (Sesp), o comandante-geral da PM, coronel José Anastácio, o delegado Vanderlei Thomas (capital e interior), a promotora de justiça Nicole Gonzales, a juíza de direito Joelma Ribeiro Nogueira, o delegado Samuel Mendes e o major Luiz Gonzaga, comandante da PM local.

 Autoridades dos três poderes se reuniram em Tarauacá, para tratar da segurança na cidade (Foto: Assessoria Polícia Civil)

Autoridades dos três poderes se reuniram em Tarauacá para tratar da segurança na cidade (Foto: Assessoria Polícia Civil)

Ao todo foram três reuniões, sendo uma na delegacia-geral da Polícia Civil, outra na Câmara Municipal e no Fórum da cidade. Na unidade policial, foi explicado que somente no último fim de semana 15 flagrantes foram lavrados.

Entre os procedimentos constam tráfico de drogas, furtos e homicídio. O delegado Samuel Mendes disse, na ocasião, que os inquéritos instaurados para apurar os assassinatos ocorridos naquela cidade já foram relatados e encaminhados à Justiça para providências.

“Sensível aos problemas de segurança pública e visando o bem-estar da população, o governo do Estado trata o assunto com firmeza e responsabilidade”, observou o secretário Emylson Farias. Ele assegurou que, a partir de janeiro de 2013, a Secretaria de Polícia enviará mais um delegado para reforçar as ações na regional de Tarauacá.

O delegado-geral disse que estuda a viabilidade para destinar novos agentes de polícia ao município. “Estamos com um concurso em execução. Isso vai ajustar o quadro do nosso efetivo”, destacou.

O comandante José Anastácio defendeu as ações integradas das forças policiais e prometeu, se necessário, enviar uma equipe do Bope para atuar na cidade, a exemplo do que ocorrera na semana passada.

O coronel afirmou que uma base móvel da Polícia Militar será deslocada de um batalhão da capital para atuar no bairro da Praia. “Isso vai permitir uma melhor vigilância, especialmente na madrugada”, salientou.

“O governo está buscando soluções no curto, médio e longo prazos. Todo nosso esforço é para alcançarmos esse objetivo”, enfatizou Graebner.

O secretário lembrou que o policiamento na cidade de Tarauacá será reforçado diariamente a partir das 18 horas, todos os dias. Ele propôs uma maior fiscalização em bares e similares, para diminuir o consumo de bebida alcoólica, visto que levantamentos da polícia sugerem que em 90% dos crimes contra a vida, registrados em Tarauacá, ficou constatado que os agressores tinham consumido álcool.

Graebner replicou, durante reunião no Fórum com a juíza Joelma e a promotora Nicole, a importância do trabalho integrado. “Nossa proposta é manter estreita relação entre os poderes constituídos para um enfrentamento forte da criminalidade”, justificou.

O trabalho do delegado Samuel e do major Luiz Gonzaga foi elogiado pelos vereadores do município, que participaram da reunião com a cúpula de segurança. Todos reconheceram o esforço do Estado para desenvolver soluções na área de segurança.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter