Cúpula de segurança de Pando visita Sesp

 

Parceria entre os dois países garante ação das forças de segurança nas regiões de fronteira (Foto: Pedro Paulo)
Parceria entre os dois países garante ação das forças de segurança nas regiões de fronteira (Foto: Pedro Paulo)

Visando o estreitamento das forças policiais do Brasil e da Bolívia, o secretário de Segurança Pública Emylson Farias, recebeu na manhã desta quarta-feira,17, a cúpula de segurança do Departamento de Pando (Bolívia). O governo, segundo Farias, busca a troca de informações para fortalecer a inteligência policial dos dois países no enfrentamento à criminalidade na faixa de fronteira.

Participaram do encontro o secretário de segurança de Pando, Pedro Vella, o coronel Jonny Marcelo Ortuño Andi, comandante departamental de polícia e o major Ivan Potto, assessor de segurança pública de Pando.

A comitiva estrangeira foi recepcionada pelo secretário Emylson Farias, pelo adjunto de Ação Social da Secretaria de Segurança Pública do Acre, Vanderlei Thomas, e pelo major Estene Barbosa, comandante da Polícia Militar de Brasileia.

Pedro Vella disse estar contente com a acolhida no Acre. “Trago um agradecimento do governador de Pando, Luis Flores, que, a exemplo do governador Tião Viana, defende uma ação das forças de segurança desburocratizada entre as duas nações na área fronteiriça”, disse.

Vella pediu ainda apoio técnico à Sesp para aquisição de material de proteção individual e para conhecer um centro socioeducativo em Rio Branco. O governo de Pando pretende construir uma unidade similar para menores em conflito com a lei na região pandina.

“Defendemos e queremos parceiros em todas as frentes de combate ao crime. Um exemplo desse trabalho é a repressão firme ao tráfico de entorpecentes, furto e roubo de veículos que o Estado está promovendo em parceria com a Sesp e executado pelas polícias Militar e Civil, com o auxílio da Força Nacional no Alto Acre”, destacou Emylson.

A parceria entre os dois países teve início após uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada. “O Acre é um dos pioneiros entre os Estados de fronteira no bom relacionamento com o país vizinho e com resultados positivos”, disse Estene.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter