A equipe do programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos chegou a Cruzeiro do Sul, este mês, para dar início aos atendimentos aos pacientes daquela região que buscam tratamento oftalmológico como a retirada da catarata. Em quatro dias de atendimento no Hospital Dermatológico foram registrados mais de 61.300 consultas.
A oportunidade de fazer uma cirurgia de catarata após quase uma década sem enxergar bem traz animo ao aposentado Liberato Aquino, de 82 anos. Ele soube que a equipe do programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos estaria em Cruzeiro do Sul por meio de anúncios na rádio local. “Assim que eu soube que teria consulta aqui procurei o hospital e quando cheguei fui muito bem recebido pelos médicos. Já estou com minha cirurgia marcada”, disse Aquino.
Os atendimentos em Cruzeiro do Sul mobilizaram pacientes de outros municípios e até de estados que fazem divisa com o Acre, como o caso dos agricultores Valdemar Monteiro, 78 anos, de Rodrigues Alves e Juarez Gomes, 67 anos, de Guajará, no Amazonas.
O amazonense Juarez Gomes disse que decidiu ir ao Hospital Dermatológico de Cruzeiro do Sul depois que ouviu uma entrevista do governador Tião Viana na qual Viana garantia que este atendimento disponibilizado pelo Governo do Acre era válido para qualquer cidadão, de qualquer localidade. “A gente vê que esse governador se importa com as pessoas. Sei que essas cirurgias de catarata custam muito. Eu mesmo já procurei tratamento em Porto Velho, mas não tive muita sorte. Fazer essa cirurgia em Cruzeiro do Sul vai ser muito melhor, porque vou poder ficar perto da minha família”, disse o agricultor Juarez Gomes.
O médico Diego Viana acompanhou os atendimentos realizados no Hospital Dermatológico. Ele explicou que esses atendimentos reduzem a demanda reprimida da região e também de pacientes que precisam fazer tratamentos oftalmológicos utilizando o TFD (Tratamento Fora de Domicílio). “Isso faz parte da proposta do governador Tião Viana que é humanizar os atendimentos, servir ao povo de todo coração. Com a realização de cirurgias em Cruzeiro do Sul os pacientes, que na maior parte dos casos são idosos, vão poder fazer a cirurgia de catarata e seguir para suas casas sendo acompanhado de perto pelos familiares”, pontuou Diego Viana.
As cirurgias dos pacientes atendidos no Vale do Juruá estão marcadas para a segunda quinzena de fevereiro. Após passar por triagem médica, os pacientes diagnosticados com catarata já deixaram o Hospital Dermatológico com a cirurgia agendada.
{xtypo_rounded2}
Procedimentos realizados pelo Cuidando dos Seus Olhos em Cruzeiro do Sul
Consultas – 61.305
Cataratas – 17.492
Pterigeo – 6.257
Yag Laser – 1.477
Estrabismo – 24
Pequenas Cirurgias – 587
Fonte: Sesacre {/xtypo_rounded2}