Atendimento é oferecido no Hospital das Clínicas do Acre de 15 a 28 de cada mês

A meta definida no início da implantação do programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos no Acre, em junho deste ano, era promover até dezembro 45 mil atendimentos. Este número já foi superado e chega a 51.047 consultas, com a realização de 14.593 cirurgias de catarata e 4.715 de pterígeo, além de outras 1.839 pequenas cirurgias. O atendimento oferecido de 15 a 28 de cada mês reserva o período entre 20 e 26 para cirurgias.

O programa Cuidando dos Seus Olhos é uma ação emergencial para reduzir a demanda reprimida da área oftalmológica no Estado. A oferta do serviço prioriza a população da faixa etária a partir de 50 anos estimada em 79 mil pessoas em todo o Estado, mas conseguiu atingir a resolutividade em casos graves que necessitavam de encaminhamento para fora do Estado e dar vazão ao fluxo intenso da rotina para a especialidade. Contratados até junho de 2012, os profissionais do Instituto de Olhos Fábio Vieira executam o trabalho tendo como base a tabela do SUS.

Setenta profissionais, entre os quais 17 médicos cirurgiões e clínicos, fazem a triagem, o cadastro e o encaminhamento à consulta das pessoas que procuram a unidade de saúde adaptada para funcionar de 7  às 17 horas com atendimento ininterrupto. Se houver necessidade de cirurgia, os pacientes saem da unidade com o procedimento agendado.  Na próxima semana, o programa promoverá uma ação no município de Acrelândia onde uma triagem prévia será feita para agilizar o atendimento. Nos dias 22 e 23 atenderá os servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), um total de aproximadamente 700 funcionários.

2012 no Juruá  – No início do próximo ano, a equipe se prepara para atender a população da regional do Vale do Juruá. Outros municípios serão contemplados a partir dos polos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A coordenadora do programa, Dora Lima, diz que a partir destas duas cidades, o atendimento será levado em expedições aos municípios mais isolados como Jordão e Santa Rosa abrangendo também comunidades distantes e aldeias indígenas, deslocamento que simboliza a essência do programa. Os municípios mais próximos serão comunicados por meio de contatos com as prefeituras e terão vagas em dias específicos.

Serviço:

– O programa Saúde Itinerante – Cuidando dos seus olhos dispõe do número 0800 647 0404 para o esclarecimento de dúvidas sobre consultas e documentação exigida. A ligação é gratuita.

– O atendimento está  sendo realizado de 15 a 28 de cada mês (inclusive aos sábados, domingos e feriados durante este período), das 7h00 às 17h00 no Hospital das Clínicas do Acre.

– O cidadão deve levar apenas o cartão do SUS e um documento original de identidade. Não é  necessário levar exames feitos anteriormente.