Na segunda quinzena deste mês, o Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos atingiu a marca de 75 mil consultas e ultrapassou as 25 mil cirurgias. Agora, em abril, a equipe do Cuidando dos Seus Olhos levará seus atendimentos às comunidades mais isoladas do Acre: Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
O diretor do Cuidando dos Seus Olhos, Fábio Vieira, estima que sejam realizadas 500 cirurgias nessa região. Para a realização de consultas e cirurgias nas áreas isoladas, o Saúde Itinerante vai aos municípios com uma equipe de dois médicos e 20 paramédicos. “Essa é uma oportunidade para as pessoas que vivem em Santa Rosa, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo fazerem sua cirurgia de catarata ou carne crescida (pterígeo) de graça, pois todo o procedimento está sendo oferecido pelo governo do Estado. Basta apenas o paciente ter seu cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) que ele será consultado pelos médicos e, se precisar fazer alguma cirurgia, os médicos farão”, ressalta Fábio Vieira.
Aos pacientes que não possuem seu cartão do SUS, o diretor avisa que eles podem procurar qualquer unidade de saúde pública de sua cidade e solicitar a emissão.
A chance de enxergar
Em Rio Branco, até o início desta semana, 20.618 pessoas que foram diagnosticadas com catarata passaram por cirurgia. Entre elas está uma paciente que chamou a atenção do médico Fábio Vieira.
“Na terça-feira [dia 27], fiz a cirurgia de uma moça de 25 anos que sofria com catarata. A vista dela já estava quase toda branca da doença. Essa paciente me contou que dera à luz a um bebê há dois meses, mas por causa da doença nunca tinha visto seu primeiro filho. Eu cheguei a perguntar como ela sabia diferenciar o bebê dela de outros bebês. Ela me contou que o reconhecia pelo cheiro dele. A moça ficou muito feliz ao saber que depois da cirurgia poderá ver o rosto do filho pela primeira vez”, conta o médico.
A paciente do médico Fábio Vieira vive numa comunidade na zona rural e retornou para casa nesta quarta-feira, 28. “A qualquer momento ela vai viver essa emoção de conhecer seu filho novamente, mas desta vez enxergando”, observa Vieira.
O diretor do Cuidando dos Seus Olhos revela que são histórias como a dessa paciente que demonstram a importância das cirurgias realizadas pelo programa. “São cirurgias que devolvem a dignidade das pessoas”, avalia.
Cuidando dos Seus Olhos – Um programa para todos
Consultas: 75.256 sendo que deste total 10.175 ocorreram em Cruzeiro do Sul;
Cirurgias de Catarata: 20.618 (em Rio Branco) e 5.013 (em Cruzeiro do Sul);
Pequenas Cirurgias: 9.117 (em Rio Branco) e 376 (em Cruzeiro do Sul).