César Messias recebe cônsul-geral do Japão

Jiro Shibasaki participa da Semana da Cultura Japonesa no Acre e apresentou proposta para investimento em projetos comunitários no Estado

cesar_messias_com_consul_do_japo_foto_sergio_vale.jpg

César Messias e Cônsul do Japão se encontram na Semana da Cultura Japonesa no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador em exercício do Acre, César Messias, recebeu nesta segunda-feira, 15, o cônsul geral do Japão em Manaus, Jiro Shibasaki, marcando a Semana da Cultura Japonesa no Acre. Há cerca de 100 anos, o Estado recebeu os primeiros imigrantes japoneses na região Norte, abrigando hoje um grupo de mais de 50 famílias de descendentes nipônicos. "Nós admiramos muito a cultura japonesa. As famílias que aqui vieram ajudaram e ajudam a fazer do Acre um bom lugar para se viver na Amazônia", disse o governador. É a primeira visita oficial de Jiro Shibasaki ao Acre e ele apresentou proposta de investimento em projetos de ação social em comunidades urbanas ou rurais do Estado.

A Semana da Cultura Japonesa, que teve início no dia 13 de março, conta com patrocínio do  Consulado Geral do Japão em Manaus, através do seu departamento cultural e com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço de Apoio a Pequenas e Micro Empresas (Sebrae). A realização é da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Acre que programou série de atividades como oficinas, exposições, exibição de vídeo, demonstração de pratos típicos e apresentação de técnicas de bonsai, cultivo de plantas em miniatura.  "As relações entre Japão e Acre são bastante fortes porque os primeiros imigrantes vieram para o Acre e só depois foram para outros Estados da região Norte", afirmou o cônsul.

Foi em 18 de junho de 1908  que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe ao Brasil as primeiras  165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, os quais foram trabalhar nas lavouras de café, em São Paulo, sonhando ganhar dinheiro e voltar para o Japão. Em seguida, várias famílias decidiram ir morar na Amazônia, chegando primeiro ao Acre, onde contribuíram em muitas situações, mas de modo decisivo na melhoria dos hábitos alimentares ao iniciarem a produção de frutas, verduras e legumes em escala.

César Messias recebeu de Jiro Shibasaki um caminho de mesa que há mais de 100 anos é produzido na cidade de Kawashima como lembrança do encontro. O governador retribuiu com uma caixa em marchetaria.

Confira a programação da Semana da Cultura Japonesa no Acre na nossa Agenda Cultural

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter