Cruzeiro do Sul terá todos os ramais recuperados pelo governo

Obras vão beneficiar trabalhadores rurais da região (Foto: Onofre Brito)

Obras vão beneficiar trabalhadores rurais da região (Foto: Onofre Brito)

Com um investimento de R$ 2 milhões, o governo do Estado vai recuperar aproximadamente 580 quilômetros de ramais de Cruzeiro do Sul.

“A proposta é fruto de uma construção do Deracre com as lideranças dos trabalhadores rurais e associações de trabalhadores de diferentes comunidades. Depois de construída a proposta, nós a apresentamos ao governador, que viu a viabilidade dela e bateu o martelo decidindo que será feita”, explicou Valdemir Neto, diretor administrativo do Deracre e responsável pela coordenação do trabalho nos ramais.

Segundo Neto, no ano passado a prefeitura de Cruzeiro do Sul não executou nenhum plano de recuperação dos ramais, diferentemente de outras prefeituras do Vale do Juruá, que investiram no setor. O governador Tião Viana, avaliando os trabalhos feitos em 2011 nos ramais, decidiu recuperar 100% da malha viária do município.

Também ficou decidido que o governo vai asfaltar mais dez quilômetros no Ramal 3 do PAD Santa Luzia, o mais importante da região, e ainda dois quilômetros do balneário Canela Fina. O Ramal 3 já tem 15 quilômetros asfaltados, serviço feito durante o governo de Jorge Viana.

Além da recuperação dos ramais, governo vai asfaltar mais 10 km do Ramal 3 (Foto: Onofre Brito)

Além da recuperação dos ramais, governo vai asfaltar mais 10 quilômetros do Ramal 3 (Foto: Onofre Brito)

Trafegabilidade

Segundo Valdemir Neto, a ideia é fazer um trabalho inicial, dando trafegabilidade a todos os ramais, e em seguida fazer um serviço de qualidade, garantindo a passagem de veículos num período maior do ano para todos os ramais da região.

Durante as obras, duas patrulhas atuarão nos ramais situados à margem esquerda do Rio Juruá como os do Paraná dos Mouras, Pentecostes, do Badejo, São Luis, Buritirana, São Pedro e Santa Rosa, mais os ramais da BR-317. Outras duas patrulhas estarão na margem esquerda, que engloba todos os ramais dos Projetos de Assentamento Santa Luzia, Narciso Assunção, Pedro Firmino e Jamil Jereissati.

Trabalhadores atendidos

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, João Silva Nascimento, agradeceu em nome dos trabalhadores rurais ao governo pelos investimentos. “Este é o governo da mudança na área rural”, disse.

Nascimento destaca que no início do verão passado, trabalhadores rurais se reuniram com o prefeito e com a equipe do governo reivindicando melhorias nos ramais, inclusive asfaltamento, mecanização agrícola, açudes e tanques para piscicultura. O governo do Estado, segundo o presidente do STR, deu resposta positiva em todos os quesitos e ainda investiu na compra de quatro mil toneladas de calcário para recuperar a terra.

“A gente precisa cobrar do poder público, mas é preciso também agradecer. Quero agradecer a sensibilidade que o governador Tião Viana tem tido com a área rural”, completou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter