O Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, é a maior festa religiosa do Acre e uma das mais importantes da Amazônia. Este ano, será realizada entre 6 e 15 de agosto.
O evento, celebrado desde 1918, atrai milhares de visitantes de todo o Estado e também de fora, entre religiosos, curiosos, turistas e repórteres. Mas a maior parte dos participantes é constituída por moradores da zona rural e urbana do município. Nesta época do ano, é comum que seringueiros e agricultores do Vale do Juruá viajem até quatro dias de barco para prestigiar a festa.
A cada edição, a Diocese de Cruzeiro do Sul propõe um tema a ser refletido pelos fiéis durante o Novenário, que é uma procissão. O tema deste ano é “Juventude a Exemplo de Maria, em Missão da Fé e da Saúde”. A manifestação de fé e de penitência dos fieis pode ser vista em todo o circuito da procissão. Tradicionalmente, milhares de pessoas percorrem as principais ruas da cidade, em canto e louvor espiritual.
Além da procissão, na programação também está previsto, no dia 15, um show do grupo “Adoração e Vida”, que tem como vocalista o cantor e apresentador Valmir Alencar.
Embora o aspecto religioso seja o principal objetivo do Novenário, Cruzeiro do Sul tem um grande movimento em sua economia, especialmente no setor de comércio e serviços. Com o crescimento da festa ao longo do tempo, o segmento católico passou a receber incentivos do poder público para a complexa organização. Há cinco anos, conta com o apoio do governo do Acre, que, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), atua junto à Paróquia Nossa Senhora da Glória. “O foco do nosso trabalho é na estruturação do evento e na informação à população e visitantes”, diz Jaqueson Queiroga, da Setul.