Cruzeiro do Sul registra menor índice de crimes em cinco meses

Homicídios, furtos, violência doméstica e acidentes de trânsito são os crimes que apresentaram maior redução (Foto: Arquivo Secom)
Homicídios, furtos, violência doméstica e acidentes de trânsito são os crimes que apresentaram maior redução (Foto: Arquivo Secom)

Cruzeiro do Sul é uma das cidades mais populosas do Acre e, segundo informações do 6º Batalhão de Polícia Militar do município, obteve nos últimos cinco meses o menor índice de crimes registrados este ano. Homicídios, furtos, violência doméstica e acidentes de trânsito são os tipos de crimes que apresentaram maior taxa de redução.

Segundo o major da Polícia Militar Lázaro Moura, o comparativo feito neste período evidencia que a redução foi significativa. A variação na redução de acidentes de trânsito apontou queda de 20%, assim como os crimes de homicídio. Já os de lesão corporal caíram 45%, a violência doméstica, 24% e os crimes de ameaça, 42%.

“Para que se chegasse a esses resultados, vários fatores contribuíram, desde o apoio recebido de órgãos parceiros à participação da população, que é muito importante, além da mudança no policiamento ostensivo com a força-tarefa diferenciada, que intensificou o policiamento em áreas críticas”, indicou o militar.

Os bairros da cidade onde o trabalho de policiamento era menos intensificado fizeram com que apresentassem mancha criminal um tanto acentuada. Como solução, optou-se pela divisão da cidade em quatro grandes áreas, que passaram a ser monitoradas pelos serviços de radiopatrulha, com apoio do grupamento do giro, que são policiais dos serviços de motocicletas – um modelo de policiamento aplicado em horários alternados e locais específicos.

“Com isso, acrescentamos dois policiamentos, por exemplo, nos bairros Miritizal e Aeroporto Velho, e conseguimos diminuir o tempo de resposta, em que essas viaturas estão mais presentes nesses bairros. Isso facilitou o trabalho e nos deus uma resposta muito positiva”, contou Moura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter