Cruzeiro do Sul: quase cinco meses sem vítimas fatais no trânsito

Investimentos do Governo do Estado em fiscalização, sinalização e educação garantem segurança onde o trânsito é cada dia mais movimentado (foto:Flaviano Schneider)

Investimentos do Governo do Estado em fiscalização, sinalização e educação garantem segurança onde o trânsito é cada dia mais movimentado (Foto:Flaviano Schneider)

Cruzeiro do Sul já foi apontada como uma cidade de trânsito violento, mas esta realidade está mudando. Graças ao intensivo trabalho de educação do Detran e os investimentos do governo do estado para melhorar a sinalização, há quase cinco meses não há registro de acidentes de trânsito com vítimas fatais nas ruas da cidade.

Para isso, foram instalados semáforos e mais de vinte lombadas em pontos críticos, principalmente em frente às escolas e em locais onde já tinha sido detectado maior risco de ocorrência de acidentes. Também foram comprados mais veículos, incluindo motocicletas.

Segundo o gerente da Ciretran local, Valdeci Dantas, em janeiro de 2011 o governo triplicou a estrutura que possibilita os trabalhos de educação para o trânsito nas ruas e aumentou também a capacidade de promover palestras nas escolas. “A Ciretran local tinha dez funcionários e hoje tem 30”, explicou Dantas.  “Em 2011 aconteceram mais trabalhos nas ruas e mais atividades com segmentos organizados, empresas e instituições públicas com o objetivo de criar a noção de que o trânsito precisa ser levado com muito cuidado, de maneira que hoje os condutores estão mais conscientes de que é preciso cada um atuar para ter um trânsito melhor”, disse o gerente da Ciretran.

As ações de educação e fiscalização desenvolvidas pelo Detran em conjunto com o batalhão de trânsito da Polícia Militar tiveram significativo aumento em 2011 e para Valdeci elas têm sido fundamentais.  “No ano passado tivemos 17 vítimas fatais, um número bastante alto, e iniciamos 2012 com o pensamento de reduzir; o ideal para mim será que não aconteça nenhuma vítima fatal. Vamos trabalhar para isto. Todos os dias, na Ciretran local, fazemos reuniões com os agentes de trânsito e os educadores e estabelecemos metas mensais, tanto na parte de educação quanto na fiscalização”.

Os entregadores Alexandre da Silva e Cartegiane Moura se inscreveram para o curso do Detran (Foto:Flaviano Schneider)

Os entregadores Alexandre da Silva e Cartegiane Moura se inscreveram para o curso do Detran (Foto:Flaviano Schneider)

Novos investimentos

Na semana passada o Detran, iniciou a pintura de todas as faixas em frente às escolas,  trabalho que deverá estar concluído até sábado, 4.  Com o início das aulas na segunda-feira, 6, o órgão está trabalhando para organizar a estrutura de proteção aos alunos, inclusive com a presença dos agentes de trânsito na entrada e saída das aulas.

Segundo Valdeci, a diretora do Detran, Sawana Carvalho, já autorizou uma sinalização exclusiva para segurança do pedestre na Praça do Centro Cultural, onde em 2011 foi instalado um semáforo. Na região central da cidade também será instalado mais um semáforo, nas proximidades da Clínica Estela.

Educação nas escolas e empresas

Em 2011, o trabalho de educação para o trânsito chegou a 108 escolas alcançando mais de 30 mil alunos. Em março, a Ciretran volta aos trabalhos nas escolas e a meta é alcançar ainda mais alunos. No ano passado o governo lançou o programa educativo de respeito à faixa de pedestre; neste ano vai continuar com objetivo de mostrar a motoristas e pedestres a importância da faixa.

Também no ano passado foi iniciado um programa com a participação de educadores nas empresas, um trabalho importante em que se lida com gente que vive intensamente no trânsito. Já em fevereiro começa o primeiro curso voltado para os entregadores de mercadorias. Além de enviar convite por escrito, o gerente da Ciretran foi pessoalmente aos estabelecimentos comerciais conversar com os gerentes e mostrar a necessidade da formação.

A parte teórica do curso será nos dias 16 e 17, das 20h às 22 horas, no auditório do Ginásio Jáder Machado, e a parte prática está marcada para o dia 18, no Pátio do Teatro dos Nauas. O curso tem o apoio da  empresa Honda, que disponibilizou um educador.
O jovem Alexandre da Silva Ribeiro trabalha como entregador para uma empresa supermercadista local e explicou porque vai fazer o curso: “Quero ser cada vez mais um bom condutor, contribuir para um trânsito melhor e fazer o meu trabalho com garantia de segurança para a sociedade”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter