A equipe “Os Espartanos”, da Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, de Cruzeiro do Sul, foi a grande vencedora da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE). Realizada pelo segundo ano consecutivo no Estado, a OJE vem consagrando os estudantes da cidade, pois na edição do ano passado a vencedora foi a Escola Flodoardo Cabral.
O grupo de seis alunos foi recebido com festa em sua escola hoje de manhã, com direito a apresentação da banda do 61º BIS, que tocou o “Tema da Vitória”. Como parte da premiação, cada um deles recebeu um tablet. Mas o melhor da premiação ainda vem: uma viagem a Recife (PE), com direito a sete dias de estadia, passeios pelas praias e visita ao laboratório onde foi criada a OJE.
A Olimpíada visa estimular o processo de aprendizagem dos alunos, por meio de programas digitais no contexto das disciplinas da grade curricular do ensino médio da rede pública. Funciona como uma rede social, com jogos digitais e atividades que desafiam os jogadores ao longo de uma aventura RPG, enfatizando-se habilidades cognitivas e colaborativas. Os desafios da aventura incluem jogos casuais, enigmas inspirados no Enem, “wikigames” e jogos de realidade alternativa. Para a criação da Olimpíada, foram levadas em consideração cinco premissas: ludicidade, interação, narrativa, desafio e esforço.
Criado em Pernambuco, o programa foi adquirido pelo governo do Acre, o único da Região Norte a aderir a essa ferramenta educacional. A primeira edição da OJE no ano passado ocorreu em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com 23 escolas participantes, chegando a quatro mil alunos e 200 professores. Os resultados foram tão bons que a OJE foi ampliada. Na edição deste ano, participaram oito mil alunos e 500 professores de 42 escolas, em 18 dos 22 municípios acreanos.
Expectativa
Segundo Charles André Rosas, coordenador de Inovação e Humanização do Núcleo da Secretaria de Educação e Esporte (NSEE), logo que a olimpíada terminou, no dia 23, a equipe vencedora recebeu convite para ir ao gabinete do governador Tião Viana. Na ocasião, o governador se comprometeu em aprimorar a internet no município e equipar melhor os laboratórios de informática das escolas de ensino médio que trabalham com esse projeto.
A diretora da Escola Dom Henrique, Cristina Enes, observou que os alunos avançaram no aprendizado com a OJE, inclusive tendo elevado seu rendimento no Enem. Ela destaca ainda que a relação professor/aluno também se aprimorou. A participação da escola evoluiu: neste ano, mais jovens se envolveram com a OJE, e a diretora garante que no próximo ano ainda será maior a participação. Da reunião com o governador, Cristina saiu satisfeita: “Ele prometeu colocar um link na escola com capacidade de 16 gigas, o que vai melhorar a qualidade da tecnologia na nossa escola”.
Porta-voz do grupo vencedor, a estudante Andressa Vale comentou: “Ficamos felizes, mas não surpresos, pois estávamos confiantes: nosso grupo já tinha uma estratégia, estávamos preparados”. Para Andressa, a OJE ajuda muito na educação, já que é baseada na plataforma do Enem: “A partir dos enigmas que são colocados na olimpíada, temos uma forma diferente de treinar, e os jogos são uma forma educativa de nos preparar. A expectativa agora é com a viagem para Recife”.