Cruzeiro do Sul começa a exportar coco para Rio Branco

(Foto: Onofre Brito)
Celene Faria: “Estamos animados” (Foto: Onofre Brito)

O casal Celene e Francisco Faria tem uma produtiva propriedade rural, situada às margens da AC-407, no município de Rodrigues Alves, onde sempre plantou inhame, melancia, pimenta, cebola e abacaxi, entre outras. Há quase quatro anos acreditou no lançamento do programa do coco pelo governo do Estado, aproveitou o incentivo e plantou cinco hectares.

E os frutos começam a aparecer. São cerca de mil pés de coco, todos carregados. Segundo conta Celene, uma primeira carga de 800 cocos foi vendida para Rio Branco, tendo recebido R$ 1,50 por unidade. Em Cruzeiro do Sul também estão aparecendo pedidos. Na última terça-feira, o casal vendeu 300 cocos para um comerciante local.

“Nós tivemos o apoio, batalhamos muito no coqueiral, mas estamos animados. Já estamos começando a colher e isso nos ajuda nas despesas”, disse a agricultora.

Apoio técnico

(Foto: Onofre Brito)
A propriedade tem cerca de mil pés de coco (Foto: Onofre Brito)

O agrônomo da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), Genilson Maia, conta que os produtores que aderiram ao programa do coco receberam toda orientação relacionada aos tratos culturais, manejo, adubação. Os coqueirais que vingaram continuam recebendo o acompanhamento dos técnicos da secretaria. Maia explica que cada coqueiro pode produzir entre 100 a 200 cocos por ano.

Iniciado em 2012, o programa do coco trouxe 86 mil mudas da Paraíba, que foram distribuídas entre os produtores interessados. Além das mudas, o governo fez a preparação do solo com a aplicação de calcário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter