A Biblioteca Estadual Padre Trindade teve importante evento cultural na noite de segunda-feira, 11, com o lançamento do livro ‘Na Amazônia Ocidental – A cidade-sede do Alto Juruá revelada’. Foi grande a presença da sociedade cruzeirense, premiando o esforço de 20 anos de pesquisa do autor Raimundo Carlos de Lima, conhecido na cidade pelo apelido de Dindola.
“Este livro é a concretização de um sonho de muitos anos. Foi feito com amor e fico agradecido em saber que em Cruzeiro do Sul tanta gente comunga com isto”.
O autor mora atualmente em Cuiabá-MT, mas mantém relação estreita com sua cidade natal. Ele espera ter contribuído especialmente com estudantes e professores, lembrando que na época em que estudava na Escola Craveiro Costa era grande a lacuna em relação à bibliografia sobre a história cruzeirense.
A obra, com 460 páginas, tem 14 capítulos, que podem ser lidos de forma independente, de forma alternada, sem prejuízo da compreensão. O período abrangido vai de 1850, portanto antes da fundação, até 2014, com dados sobre urbanização, meios de transporte, economia, saúde, educação, cultura e política.
A curadora da biblioteca, Beatriz Cameli, falou de sua satisfação cada vez que vê uma obra que registra a história local. “O autor merece nossos aplausos. Os jovens e os professores precisam conhecer nossa história”.
O professor universitário Marcelo Siqueira argumenta que a história é feita por fragmentos: “Dindola junta esses fragmentos para resgatar a história de Cruzeiro do Sul”.
O ex-prefeito João Soares de Figueiredo (o Tota) ficou muito feliz, até porque um pouco de sua história à frente do Executivo municipal está registrada no livro. “Vou mandar o livro para minha irmã no Nordeste” – disse.
O livro está à venda em três livrarias de Cruzeiro do Sul (AS, Book Store, Graffit’s). Em Rio Branco o lançamento vai ocorrer ainda neste mês. Contato com o autor pelo telefone: (65) 99810712.